“L’ABRI NO BOSQUE”: NEGRITUDE COMO FOCO PARA INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS E TERAPÊUTICAS

Autores

  • Manoel Nogueira Maia Neto Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Susana Kramer de Mesquita Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n15.20275

Palavras-chave:

Psicodrama, Negritude, Relações Interpessoais, Identidade

Resumo

O projeto “L’ABRI no Bosque: Intervenções Artísticas” está associado ao Laboratório de Relações Interpessoais (L’ABRI) do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). No semestre 2017.1, o projeto guiou-se pela temática “Negritude e Protagonismo Negro”, promovendo atividades, como: rodas de conversa, cinedebates e oficinas na universidade. O planejamento e a organização das ações foram embasadas no conceito psicodramático de Matriz de Identidade, definido como o processo de construção da identidade, que acontece em campo relacional, junto ao outro, sendo “o berço da consciência de quem somos e de quanto valemos” (FONSECA FILHO, 1999). As ações foram estruturadas em três momentos: 1) Identidade Eu-Tu (eu-mundo) indiferenciada; 2) Reconhecimento do Eu (distinção das experiências do eu-indivíduo e do mundo-externo); 3) Reconhecimento do Tu (possibilidade de conhecer os mundos pessoais de outros e, com isso, o seu próprio). A metodologia utilizada foi o registro em diário dos acontecimentos e das falas espontâneas dos participantes. Na análise desses dados, destacaram-se os conjuntos temáticos: “infância, racismo e reconhecimento da negritude”, “universidade, pertencimento e empoderamento” e “afetividade e solidão da pessoa negra”. O presente trabalho irá discutir os elementos de saúde mental que emergiram mais frequentemente a partir das intervenções realizadas, discutidas pela Matriz de Identidade e de outros conceitos que embasam o Psicodrama, enfatizando-se elementos de pertença, identidade e participação da comunidade negra em que foram desenvolvidas nas citadas atividades pelos textos de Malaquias et al (2016) e Santiago (2014), sendo também propostas futuras intervenções artísticas e terapêuticas na UFC.

Referências

FONSECA FILHO, José de Souza. Psicoterapia da Relação: elementos de Psicodrama contemporâneo. São Paulo: Ágora, 2000. 404p.

MALAQUIAS, Maria Célia; NONOYA, Denise Silva; CESARINO, Antônio Carlos; NERY, Maria da Penha. Psicodrama e relações raciais. Revista Brasileira de Psicodrama, 2016, v. 24, n. 2, p. 91-100.

SANTIAGO, Mayara. Adoecimento de estudantes negros e o papel da Psicologia. Géledes, 17 março 2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/adoecimento-de-estudantes-negros-e-o-papel-da-psicologia/. Acesso em: 08 set. 2017.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos Originais