RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROJETO DE EXTENSÃO SECRETARIADO EXECUTIVO EM DEBATE

Autores

  • José Cardoso Agostinho Filho Universidade Federal do Cearé
  • Conceição de Maria Pinheiro Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Ana Maria Iorio Dias Universidade Federal do Ceará
  • Joelma Soares da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Romana Fátima Rodrigues de Sousa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n15.20307

Palavras-chave:

Educação. Relação professor-aluno. Análise Fílmica. Secretariado Executivo.

Resumo

A educação em Secretariado Executivo tem sido um dos enfoques das pesquisas na área, tendo em vista a busca por qualidade na formação desse profissional. Este trabalho tem como objetivo relatar um dos assuntos discutidos no projeto de extensão “Secretariado Executivo em Debate” na linha de pesquisa educação em Secretariado Executivo: a afetividade na relação professor-aluno. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, por meio da técnica de análise fílmica. Para tanto, foram selecionadas cenas do filme “Ao mestre com carinho 2”. A análise foi desenvolvida por meio de discussão acerca do citado filme, a partir de uma interpretação teórica. Concluiu-se que o filme retrata os desafios que o professor pode enfrentar para contribuir para a formação intelectual e humana dos alunos, destacando que a afetividade pode ser fator preponderante para os processos de ensinar e aprender de modo que o aluno seja capaz de transformar a sua realidade.


Biografia do Autor

José Cardoso Agostinho Filho, Universidade Federal do Cearé

Acadêmico do Curso de Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará

Conceição de Maria Pinheiro Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Comércio Exterior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisas científicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e formação docente, Educação em Secretariado, Responsabilidade Social Universitária, Gestão Secretarial.

Ana Maria Iorio Dias, Universidade Federal do Ceará

ossui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia, pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1981); Mestrado e Doutorado (1990 e 1998, respectivamente) em Educação, também pela UFC; Pós-Doutorado (2009) em Educação, na UnB (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Docência Universitária e Inovações Pedagógicas). É Professora Associada 4 da UFC. Foi Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Ceará no período de 2003 a 2007 e conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará, de maio de 2008 a dezembro de 2010, na Câmara de Educação Básica, da qual foi presidenta, de setembro de 2009 a junho de 2010. Coordenou o Projeto SIMBE - Sistema de Implantação de Bibliotecas na Rede Pública Municipal de Fortaleza, durante o período de abril de 2008 a setembro de 2011, junto à Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo e Inovação; Formação e Desenvolvimento Profissional Docentes; Ensino e Aprendizagem; Oralidade, Leitura e Escrita.

Joelma Soares da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e mestre em Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), técnica em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professora assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES/UFC). Foi coordenadora do curso de Secretariado Executivo da UFC de 2012 a 2017. Membro da comissão assessora de área de Secretariado Executivo para o ENADE 2012 e 2015 (INEP/MEC). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (UFC) e do Grupo de Pesquisa de Gestão de Pessoas e responsabilidade socioambiental (UECE). Membro de corpo editorial de periódicos de Secretariado e Administração. Desenvolve pesquisas nas áreas de Secretariado Executivo e Administração, nas linhas: Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas, Diversidade nas organizações, Assessoria e Gestão Secretarial. Possui capítulos de livros publicados e artigos em periódicos científicos, jornais e anais de eventos nacionais e internacionais .

Romana Fátima Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Ceará


Acadêmica do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará.

Voluntária do Programa de Estensão Núcelo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo.

Referências

ABREU, Maria. Cecília de.; MASETTO, Marcos Tarcísio. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. ed. 8. São Paulo: MG Editores Associados, 1990.

ALMEIDA, Yndyne Francyane Silva de. O vínculo afetivo e suas contribuições para a relação professor-aluno. XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação – SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis. Anais... Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos_trabalhos/3611/710/862.pdf. Acesso em: 18 set. de 2017.

LIBÂNEO, Jose Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente.-8.ed.-São Paulo: Cortez, 2004.

MACHADO, Diego de Queiroz Machado.; MATOS Fátima Regina Ney. Estudos observacionais em linguagem fílmica. Curitiba: CRV, 2012.

RONCLAGIO, S. M. A Relação Professor-Aluno na Educação Superior: A Influência da Gestão Educacional. Revista: psicologia ciência e profissão. Brasilia, V.24, N.2, p. 100-111, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v24n2/v24n2a11.pdf. Acesso em: 15 set. de 2017.

SOBREIRA et. al. Estudo observacional sobre o facismo na sociedade moderna à luz do filme “A onda”. In: MATOS, Fátima Regina Ney.; MESQUITA, Rafael Fernandes de.; MACHADO, Diego de Queiroz. (OrgS). Estudos observacionais em linguagem fílmica ética e poder. Curitiba: Editora Prismas, 2017.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos Originais