AÇÃO ESCOLA DA TERRA: A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO

Autores

  • Hermeson Claudio Mendonça Menezes Universidade Federal do Ceará
  • Clarice Zientarski
  • Francisca Valmira Almeida Pinto

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n18.20324

Palavras-chave:

Escola da Terra. Extensão Universitária. Ensino-Pesquisa-Extensão. Pedagogia Histórico Crítica

Resumo

Este trabalho dedica-se a analisar por meio da Ação Escola da Terra, a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão - eixo fundamental da Universidade brasileira. A partir do projeto intitulado “Escola da Terra - Formação de professores de escolas multisseriadas do campo e quilombolas”, discute-se os caminhos para a compreensão das potencialidades presentes nas experiências (teórico-práticas) de um projeto de extensão universitária: suas características emancipadoras na formação de graduandos, pós-graduandos e comunidade. A metodologia está fundamentada no Materialismo Histórico Dialético, como teoria do conhecimento capaz de suscitar a compreensão da função da tríade ensino-pesquisa-extensão. Neste sentido, este estudo, especificamente, apresenta os resultados do projeto, evidenciando a tríade anunciada, pois foi realizada: a formação de formadores, curso de formação de cursistas, projetos de intervenção na comunidade, doação de livros, biblioteca itinerante, estudos em grupo, dentre outras ações; possibilitando a tridimensionalidade do fazer universitário autônomo, competente e ético. 

Biografia do Autor

Hermeson Claudio Mendonça Menezes, Universidade Federal do Ceará

Graduado em História/UFC e atualmente cursando a pós-graduação em Educação/UFC

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Publicado

2020-05-01