PROJETO CORPORE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PREVENÇÃO AOS TRANSTORNOS ALIMENTARES

Autores

  • Evelyn Cristina de Sousa Penas Universidade Federal do Ceará
  • Jurema Barros Dantas Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n15.20352

Palavras-chave:

Autoimagem. Prevenção. Educação em Saúde. Transtornos alimentares.

Resumo

O Projeto Corpore: por uma prática multiprofissional de prevenção aos transtornos alimentares, vinculado ao Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade – LAPFES, tem como objetivo propiciar um serviço multidisciplinar efetivo na prevenção de transtornos alimentares junto à comunidade.    Suas ações ocorreram, primeiramente, na Clínica Escola de Psicologia da UFC no período de março de 2016 a julho de 2017, com atendimentos individuais e em grupo por estagiários e extensionistas de psicologia e nutricionistas voluntários. No segundo semestre de 2017, as atividades foram estendidas ao contexto escolar, buscando trabalhar a problemática da construção da autoimagem    com adolescentes de uma escola pública estadual da cidade de Fortaleza – CE. O projeto com esta ação em saúde para o público jovem, maior grupo de risco para o desenvolvimento de transtornos da imagem corporal, consolida a relação da universidade com a população em geral, sobretudo, ofertando um serviço público de qualidade vocacionado à prevenção primária e promoção de saúde.

Biografia do Autor

Evelyn Cristina de Sousa Penas, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Jurema Barros Dantas, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Coordenadora do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade da UFC (LAPFES)

Referências

ANDRADE, A. C. Para além dos sintomas: a trilogia do desamparo no vivido de mulheres com transtornos do comportamento alimentar. 2000. 250p. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.

CASSIMIRO, E. S.; GALDINO, F. F. S.; SÁ, G. M. As concepções de corpo construídas ao longo da história ocidental: da Grécia Antiga à contemporaneidade. Revista Μετάνοια, São João del Rei, n. 14, 2012.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FERREIRA, F. R. Ciência, arte e cultura do corpo: a construção de sentidos sobre o corpo a partir das cirurgias plásticas. Editora CRV, 2011, 185p.

FREITAS, S.; FREITAS, P. Imagem corporal nos transtornos alimentares e na obesidade. In: MATTOS, R. Imagem Corporal: Novos Olhares Numa Perspectiva Interdisciplinar Para o Século XXI. Rio de Janeiro: Paco Editorial, 2014.

LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004.

MATTOS, R. Imagem Corporal: Novos Olhares Numa Perspectiva Interdisciplinar Para o Século XXI. Rio de Janeiro: Paco Editorial, 2014.

REATO, L. F. N et. al. Hábitos alimentares, comportamentos de risco e prevenção de transtornos alimentares em adolescentes do Ensino Médio. Revista Paulista de Pediatria, vol. 25, núm. 1, março, 2007, pp. 22-26 Sociedade de Pediatria de São Paulo São Paulo, Brasil.

SIBILIA, P. Em busca da felicidade lipoaspirada: agruras da imperfeição carnal sob a moral da boa forma In: FREIRE FILHO, J. Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos Originais