PLANTÃO PSICOLÓGICO: ACOLHIMENTO E ESCUTA NA CLÍNICA ESCOLA DA UFC

Autores

  • Isadora Luciana Furtado Borges Universidade Federal do Ceará
  • Jurema Barros Dantas Universidade Federal do Ceará
  • Liliana de Sousa Brito Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n14.20353

Palavras-chave:

Plantão psicológico. Acolhimento. Ação clínica.

Resumo

O presente artigo apresenta o plantão psicológico enquanto uma modalidade clínica em curso desde 2015 na Clínica Escola da UFC, voltado a oferecer serviços psicológicos a população em geral com estagiários e extensionistas, servindo, sobretudo, como espaço de acolhimento e de informações, auxiliando as pessoas a terem uma maior autonomia emocional e um maior esclarecimento sobre sua realidade social. Nestes dois anos de atendimento o projeto acolheu em ações psicológicas e multiprofissionais quase dois mil usuários. Os resultados mostram que o plantão psicológico corrobora para o caráter transdisciplinar da Clínica Escola; oferece possibilidade de formação profissional abrangente aos discentes do curso de Psicologia da UFC; estabelece parcerias com demais universidades no Estado do Ceará articulando a rede de serviços de saúde; promove eventos e trocas de experiências sobre o Plantão Psicológico e suas possibilidades de atuação e, por fim, vem se tornando referência de ação e intervenção no Estado do Ceará, levando o saber universitário para a experiência extra muros e com a comunidade local.

Biografia do Autor

Isadora Luciana Furtado Borges, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Jurema Barros Dantas, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Coordenadora do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade da UFC (LAPFES)

Liliana de Sousa Brito, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Ceará  (UFC).

Referências

BRITO, L. S.; DANTAS, J. B. Plantão Psicológico: ampliando possibilidades de escuta. Extensão em Ação, v.1, n.10 (p. 90-100). Fortaleza, 2016.

______.Plantão psicológico: ampliando possibilidades de escuta no contexto da clínica escola da UFC. In: LESSA. J.M. (Org), Saúde e Prática Psicológica. Maranhão. 2017.

CHAVES, P.B.; HENRIQUES, W.M. Plantão Psicológico: de frente com o inesperado. Psicol. Argum. 26 (53), (p. 151-157), 2008.

CURY, E. V. Plantão Psicológico em Clínica-Escola. In: MAHFOUD, M. (Org.), Plantão Psicológico: Novos Horizontes (pp. 115-133). São Paulo: C.I. 1999.

DUTRA, E. Considerações sobre as significações da psicologia clínica na contemporaneidade. Estudos de Psicologia. v.9 n.2. (p. 381-387). Natal, 2004.

REBOUÇAS, M. S. S; DUTRA, E. Plantão psicológico: uma prática clínica da contemporaneidade. Rev. Abordagem Gestalt, Goiânia, v. 16, n. 1, jun. 2010.

ROSENBERG, R. L. Introdução: biografia de um serviço. In: ROSENBERG, R. L. (Org.). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. (p. 1-13). São Paulo: EPU. 1987.

SCHMIDT, M. L. S. Aconselhamento psicológico e instituição: algumas considerações sobre o serviço de aconselhamento psicológico do IPUSP in: MORATO, H.(org.) Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo. 1999.

SOUZA, S.; FARIAS, A. E. M. Plantão Psicológico: a urgência da acolhida. In: SOUZA, S. FILHO, F. B. S. MONTENEGRO, L. A. A. (Org.), Plantão Psicológico: resignificando o humano na experiência da escuta e acolhimento. 1ªed. (p.15-32). Curitiba, PR: CRV. 2015.

TASSINARI, M. A. A. A Clínica da urgência psicológica: contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa. Rio de Janeiro. UFRJ. Instituto de Psicologia, 2003.

TASSINARI, M. A.; DURANGE, W. Plantão Psicológico: O florescimento da Psicologia Pós-Moderna – o drama de uma transmutação. Revista Enfoque Humanístico. v.1, Buenos Aires, 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-26