CIDADANIA ATRAVÉS DE PRÁTICAS ECOLÓGICAS ORIENTADAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA

Autores

  • Nágila Fernanda Furtado Teixeira Universidade Federal do Ceará
  • Antônio Jeovah de Andrade Meireles Universidade Federal do Ceará
  • Pedro Edson Face Moura Universidade Federal do Ceará
  • Edson Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n8.3839

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Cidadania. Sala Verde Água Viva.

Resumo

O presente relato de experiência objetiva descrever práticas ecológicas desenvolvidas pela Sala Verde Água Viva através do projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará – UFC, com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente – MMA, nas escolas públicas e Região Metropolitana de Fortaleza, na UFC e comunidades tradicionais do Estado do Ceará. Na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Sete de Setembro (EEIFMSS), esse projeto desenvolveu uma oficina sobre a problemática dos resíduos sólidos no meio ambiente através de seminário, debates e a construção de um mural ambiental construído pelos alunos do 6° ano. Ademais, efetivou-se com um grupo de alunos da Escola de Educação Municipal Helenita Lopes Gurgel Valente (EEMHLG) Cines-Sala Verde na UFC. As atividades contaram com o engajamento e a participação ativa dos alunos. A Sala Verde Água Viva constituiu uma importante ferramenta de difusão das práticas sustentáveis e formação da cidadania.

 

Biografia do Autor

Nágila Fernanda Furtado Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do Curso de Geografia (licenciatura) da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é integrante do Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental - LAGEPLAN e participa, na condição de bolsista remunerada, do Projeto de Extensão Sala Verde Água Viva, UFC.

Antônio Jeovah de Andrade Meireles, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona (2001). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D

Pedro Edson Face Moura, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Geografia, licenciatura, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente cursa bacharelado em Geografia na UFC, integra o Laboratório de Geoecologia e Planejamento Ambiental - LAGEPLAN e participa, como bolsista remunerado, do projeto de extensão Mangrove : Educação Ambiental em áreas de manguezal da Universidade Federal do Ceará.

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará .

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência