CINEMA, PSICANÁLISE E TRANSEXUALIDADE: RECORTES DA EXPERIÊNCIA DO CINE FREUD

Autores

  • Mariana Lopes Veras Universidade Federal do Ceará
  • Tábata Isis Silva Laboreiro
  • Caciana Linhares Pereira

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v2.n9.3841

Palavras-chave:

Transexualidade. Psicanálise. Cinema.

Resumo

O presente trabalho faz uma apresentação geral das atividades do Projeto Cine Freud e discute um dos temas que se constituíram como objeto de discussão em momentos diferentes do projeto: a transexualidade. O Cine Freud tem como finalidade o diálogo com a comunidade através do Cinema e da Psicanálise, sendo a principal atividade do Cine Freud, Cultura e Arte, um Projeto de Extensão vinculado ao Laboratório de Psicanálise da UFC. Visando ampliar suas possibilidades de interlocução, o projeto desenvolve, atualmente, parcerias com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, o Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco, o Projeto Outros Olhares e o Curta o Gênero, discutindo temas de importância social, dentre eles, a transexualidade. Tendo em vista a relevância do debate, apresentamos aqui alguns aspectos destacados nas discussões, articulando Cinema, Psicanálise e o que recolhemos da experiência subjetiva e social daqueles que hoje travam uma discussão em torno do tema.

 

Biografia do Autor

Mariana Lopes Veras, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Projeto de Extensão Cine Freud, Cultura e Arte. 

Tábata Isis Silva Laboreiro

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Projeto de Extensão Cine Freud,  Cultura e Arte.

Caciana Linhares Pereira

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Psicanalista. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise. Coordenadora do Projeto de Extensão Cine Freud, Cultura e Arte.

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos Originais