DESIGN E ARTESANATO – COMBINAÇÃO CRIATIVA PARA MELHORES PRODUTOS ARTESANAIS

Autores

  • Francisco Deyvson Freitas da Silva Curso de Design-Moda
  • Araguacy Paixão Almeida Filgueiras Professora Adjunta do Curso Design de Moda/UFC

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n10.3846

Palavras-chave:

Design. Artesanato. Vestuário.

Resumo

A tríade ensino-pesquisa-extensão, prática da Universidade Federal do Ceará (UFC), permite o desenvolvimento de atividades que envolvem diretamente a comunidade externa à Universidade. Dentre os projetos de extensão do Curso de Design de Moda, esta ação objetiva a qualificação de artesãos desde os fundamentos e teorias básicas do design aos processos e técnicas de confecção do vestuário. Realizado na comunidade de Vazante, em Aracoiaba/CE, o Projeto Inserción Laboral de jóvenes y adultos en poblaciones de alta vunerabilidad, financiado pelas instituições Entreculturas e Inditex, com o apoio da Fundação Fé e Alegria do Brasil, formalizou parceria com a UFC para a realização do Curso “Fundamentos do Design para Vestuário em Tecido Plano com Artesanato”. Entre dinâmicas, técnicas de grupo, explanação teórica e atividades manuais, 20 profissionais, de faixa-etária diversa, foram atendidos e vivenciaram parte das experiências e desenvolvimento do produto de design com inserção do artesanato e foco profissional. Ao final, foram desenvolvidos e apresentados trabalhos com design e combinações criativas na construção do vestuário.

 

Biografia do Autor

Francisco Deyvson Freitas da Silva, Curso de Design-Moda

Graduando em Design-Moda pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Projeto de Extensão SOCIOMODA: costura e artesanato para a cidadania.

Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, Professora Adjunta do Curso Design de Moda/UFC

Doutora em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho-PT. Professora adjunto do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Projeto de Extensão SOCIOMODA.

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos Originais