EXTENSÃO E ENSINO NA UNIDADE UNIVERSITÁRIA FEDERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • Jorgiana Ricardo Pereira UFC
  • Fátima Sampaio Silva UFC

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n8.3862

Palavras-chave:

Educação Infantil. Extensão. Estágio. Formação.

Resumo

Este trabalho discorre sobre alguns aspectos da história da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), focalizando atividades relacionadas com a extensão e com o ensino. Resulta da consulta e análise de documentos (UFC, 2005; 2005a; 2006; 2013) e do diálogo com alguns dispositivos legais (BRASIL, 2010; 2011) UFC (2013a). Com mais de 22 anos de existência, a UUNDC tem desenvolvido ações de ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável. As ações de extensão ocorreram sob o formato de cursos, programas e projetos, relacionados com a criança, a família e a Educação Infantil.  Em relação ao ensino, a UUNDC, como espaço para realização de estágios supervisionados, procura mediar a construção pelos estudantes de diversos cursos da UFC de práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento integral e as aprendizagens das crianças, e que assegurem seus direitos fundamentais. (BRASIL, 1996; 2009a).

 

Biografia do Autor

Jorgiana Ricardo Pereira, UFC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2011) e também mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É professora EBTT da Universidade Federal do Ceará, lotada na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança – UUNDC/UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Têm trabalhos apresentados em eventos acadêmicos, resumos expandidos e artigos completos publicados em anais de Encontros de Pesquisa, nos seguintes temas: práticas pedagógicas na Educação Infantil; qualidade na Educação Infantil e coordenação pedagógica na Educação Infantil.

Fátima Sampaio Silva, UFC

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade do Arizona(1966), mestrado em Desenvolvimento da Criança pela Universidade do Arizona(1971) e doutorado em Educação nos Anos Iniciais pela Universidade do Arizona(1977). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Ceará e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Atuando principalmente nos seguintes temas:language, reading, relationships.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos Originais