PET-SAÚDE: relato de experiência estudantil na Atenção Básica

Autores

  • Adauto de Vasconcelos Montenegro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n4.3889

Resumo

O presente artigo objetiva relatar as atividades realizadas por seis acadêmicos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). As atividades foram realizadas no Centro de Saúde da Família Anastácio Magalhães, bem como na comunidade e em outros espaços, como em uma das escolas da microárea e no Centro Social Urbano Aloísio Ximenes. Entre os referenciais teóricos que embasaram a atuação nos espaços supracitados, pode-se apontar a literatura e legislação sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e Atenção Básica, contribuições teórico-metodológicas da Psicologia Comunitária, além da bibliografia sobre temáticas específicas. As experiências contribuíram de forma significativa para a formação dos estudantes envolvidos, bem como permitiram maior aproximação com as potencialidades e desafios da atuação profissional na Atenção Básica em Saúde.

 

Biografia do Autor

Adauto de Vasconcelos Montenegro, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará. 

Downloads

Publicado

2013-06-17

Edição

Seção

Relatos de Experiência