TROCA DE SABERES: UMA FORMA DE APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.32356/exta.v1.n10.3909Palavras-chave:
Articulação de saberes. Agroecologia. Permacultura.Resumo
A Extensão é um dos eixos fundamentais do tripé que embasa as funções da Universidade brasileira, concretizada por ações dirigidas à sociedade, não podendo desvincular-se do Ensino e da Pesquisa. Objetiva-se, então, apresentar algumas ações que articulam o papel da Universidade e o seu compromisso social, ressaltando-se o papel da extensão no ambiente universitário, revelando-se os projetos de extensão como espaços ideais. Assim, o Grupo de Estudos e Práticas de Permacultura - GEPPe/UFC e o Grupo Verde de Agricultura Alternativa - GVAA/UFERSA realizaram o I e II Encontros de Agroecologia e Permacultura, utilizando metodologias participativas que buscaram ligar o conhecimento científico e a vida cotidiana dos(as) camponeses(as). Com base nisso, foram realizadas oficinas, visitas a feiras agroecológicas e vivências em comunidade indígena e assentamento rural resultando no interesse dos estudantes em conhecer a realidade do campo, mais precisamente do semiárido e suas problemáticas, construindo as soluções junto aos(as) camponeses(as).