VARAL - LABORATÓRIO DE INICIATIVAS EM DESIGN SOCIAL

Autores

  • Filipe Garcia Macambira Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Lucas Alves Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Eugênio Moreira de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v1.n10.3912

Palavras-chave:

Teoria Geral dos Sistemas. Regenaração Urbana. Design Social.

Resumo

O presente trabalho aborda a ação desenvolvida pelo projeto de extensão “Varal - Iniciativas de Extensão em Design Social”, na transformação de um lixão em uma praça ecológica. O objeto de estudo encontra-se na comunidade Guaribal, localizada nas proximidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e implantada em uma área ambientalmente frágil. Com a realização de mutirões mensais e uma pesquisa de caráter empírico com a comunidade, foram apreendidos aspectos como a falta de identificação com o espaço público no entorno. Entendeu-se que métodos participativos, colaborativos e cocriativos deveriam ser aplicados, o que fortaleceu a utilização da pesquisa-ação e do ensino reflexivo. No decorrer do projeto foram elaborados diversos dispositivos que abrangem a área do gráfico e do produto, responsáveis pela comunicação com todos os envolvidos. Todas as ações foram analisadas sistematicamente, de modo a produzir maior compreensão sobre o papel do projetista em um processo que exige a mudança de olhar de uma comunidade em relação a um espaço desprezado e utilizado como depósito de resíduos pelos próprios habitantes.

Biografia do Autor

Filipe Garcia Macambira, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Design pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Projeto de Extensão Varal – Laboratório de Iniciativas em Design Social.

Francisco Lucas Alves Pinto, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Design pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Projeto de Extensão Varal – Laboratório de Iniciativas em Design Social.

Eugênio Moreira de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará. Professor substituto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo  da Universidade Federal do Ceará.

Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Espacio Público y Regeneración Urbana – Universidad de Barcelona. Professora adjunta do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Projeto de Extensão Varal – Laboratório de Iniciativas em Design Social.

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência