RELATOS DO PROJETO DE EXTENSÃO “NATURALISTA POR UM DIA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v23.n1.41927

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino Fundamental, Vivência, Interdisciplinaridade

Resumo

O projeto de extensão Naturalista por um dia - educando para a preservação ambiental oportuniza, desde 2002, aos alunos do ensino fundamental da Educação Básica acesso ao conhecimento científico gerado por professores pesquisadores e bolsistas dos laboratórios dentro da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades de extensão universitária desenvolvidas nos anos de 2017 e 2018 com alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. As atividades de extensão foram organizadas em 4 encontros, com estudantes do 4° ao 7° ano do ensino fundamental. Nestes momentos, o projeto oportunizou atividades com conteúdo teórico e prático. Ao longo do ano de 2017, o Projeto de Extensão “Naturalista por um dia: Educando para a preservação ambiental” atendeu 168 alunos de 6 escolas de 4 municípios do Vale do Taquari. Já no ano de 2018 o Projeto atendeu quatro escolas da região, totalizando 106 alunos de 3 municípios do Vale do Taquari. Desta forma o projeto oportunizou aos estudantes a aquisição de conhecimentos científicos. Promovendo a integração entre a universidade e as escolas e o contato com diferentes ambientes acadêmicos, através do ensino, a pesquisa e a extensão, desenvolvendo na comunidade regional o pensamento científico e a importância da preservação ambiental.

Biografia do Autor

Jaeger, A. P., Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Graduanda de Ciências Biológicas, Licenciatura. Bolsista do Projeto de Extensão: Naturalista por um dia.

Herdina, R. F., Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura. Bolsista do Projeto de Extensão: Naturalista por um dia.

Agnoletto, E. L. , Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Graduando em Ciências Biológicas, Licenciatura. Bolsista do Projeto de Extensão: Naturalista por um dia.

Kronhardt, M. H., Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Coordenadora do Museu de Ciências da Univates. Biólogo. Colaborada do Projeto de Extensão "Naturalista por um dia".

Maciel, M. J. , Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutora em Ciências Veterinárias (UFRGS). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis. Coordenadora do Projeto de Extensão "Naturalista por um dia".

Johann, L., Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutora em Zoologia (PUCRS). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis. Coordenadora do Projeto de Extensão "Naturalista por um dia".

Downloads

Publicado

2022-09-23