USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v19.n1.42139

Palavras-chave:

Ensino, Métodos Didático-pedagógicos, Metodologias ativas

Resumo

O trabalho discute resultados de um estudo qualitativo realizado em 2016 com 15 estudantes da disciplina de Aspectos Sociais da Agricultura do bacharelado em Agronomia da Universidade Federal do Ceará. Teve por objetivo analisar a apreensão, percepção e aceitação por parte dos discentes à metodologia da problematização, entendida como um instrumento metodológico para a formação do profissional de ciências agrárias atingir o perfil profissional nas diversas dimensões necessárias à sua atuação. O estudo foi realizado durante as aulas da referida disciplina, através da observação das atividades desenvolvidas, seguida de avaliações na forma de seminários. A fim de avaliar a percepção dos estudantes foi aplicado um questionário, respondido por 13 dos participantes. Utilizou-se a análise de conteúdo como ferramenta de análise. Como resultado, foi possível concluir que os estudantes avaliaram a experiência como positiva, indicando que a problematização é uma metodologia promissora para o ensino-aprendizagem, capaz de aliar teoria e prática, e eficiente para formar um profissional mais sensível e adaptado às diversas realidades agrárias e agrícolas. São apontadas dificuldades com a adaptação à metodologia, sugerindo a necessidade de se realizar um melhor planejamento e dimensionamento das aulas.

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Publicado

2020-08-20