ANSIEDADE E FRACASSO NA CESSAÇÃO DO TABAGISMO EM PACIENTES AMBULATORIAIS

Autores

  • Regina de Cássia Rondina Universidade Estadual Paulista https://orcid.org/0000-0002-0588-8120
  • Raul Aragão Martins Universidade Estadual Paulista (UNESP) http://orcid.org/0000-0001-6495-731X
  • Karina Akemi Morimoto Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Gabriel Pini Mascarenhas Universidade de Marília (UNIMAR).
  • Bruno Luiz dos Santos Universidade de Marília (UNIMAR).
  • Meire Luci da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v22.n2.43763

Palavras-chave:

Ansiedade, Fumantes, Tabaco

Resumo

Este estudo investigou a associação entre o grau de ansiedade de fumantes e os índices de abandono e recaídas, durante a etapa inicial de tratamento de tabagismo. Participaram 105 pacientes do programa de tratamento de tabagismo da Santa Casa de Misericórdia de Marília, localizada no interior de São Paulo. Para coleta de dados foram utilizados o questionário para caracterização do perfil sociodemográfico e de padrão de consumo de tabaco e o Inventário Beck de Ansiedade. Da amostra, 24,8% apresentaram nível de ansiedade grave e 75,2%, moderado e mínimo. Ao término da quarta semana de tratamento, 72,4% pararam de fumar. Não foi encontrada associação significativa entre o grau de ansiedade e os índices de fracasso na etapa inicial do tratamento, porém verificado que o índice de sucesso foi maior entre as mulheres, em comparação com os homens. Necessidade de estudos investigativos longitudinais sobre a relação entre ansiedade e desempenho durante tratamento.

Biografia do Autor

Regina de Cássia Rondina, Universidade Estadual Paulista

Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Coordenadora da ação extensionista do artigo.

Raul Aragão Martins, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Associado do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Karina Akemi Morimoto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduanda do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bolsista de extensão da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Gabriel Pini Mascarenhas, Universidade de Marília (UNIMAR).

Graduando do curso de Psicologia da Universidade de Marília (UNIMAR). Estagiário de Psicologia no Núcleo de Assistência Psicológica e Psicoeducacional e de Pesquisa (NAPEP) da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Bruno Luiz dos Santos, Universidade de Marília (UNIMAR).

Graduando do curso de Psicologia da Universidade de Marília (UNIMAR). Estagiário de Psicologia no Núcleo de Assistência Psicológica e Psicoeducacional e de Pesquisa (NAPEP) da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Meire Luci da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Assistente Doutora do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).

Downloads

Publicado

2022-03-18