TUTELA JURÍDICA DOS IDOSOS

PROJETO DEBATE, CAFÉ E CINEMA E A DEFESA DE DIREITOS

Autores

  • Evelinny Alves de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Alexandre Venicios Lopes de Miranda Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN
  • Aurélia Carla Queiroga da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v22.n2.54687

Palavras-chave:

Direito, Cinema, Idoso

Resumo

O Projeto de Extensão ‘Debate, Café e Cinema’ do Curso de Direito, CAN/UERN, objetiva enveredar-se na construção pedagógica do uso da cinematografia como ferramenta reflexiva de conteúdos jurídicos inerentes à disciplina do Direito, dentre os quais os Direitos dos Idosos. No ciclo anual (2019-2020) buscou-se promover um diálogo multidisciplinar necessário à interlocução dos saberes, através de várias ferramentas pedagógicas como: a exibição de filmes, distribuição de cartilhas educativas, dinâmicas de grupo, entre outras, almejando-se elucidar os direitos básicos do idoso e as consequências do seu descumprimento. Constatou-se a carência de informação sobre a tutela jurídica do idoso nas escolas públicas, diante das inúmeras dúvidas dos estudantes, evidenciando-se as debilidades no currículo educacional dos jovens quanto ao tema. Dessa forma, as intervenções ‘in loco’ foram essenciais à conscientização sobre a urgente necessidade de proteção dos idosos brasileiros e a implementação de uma cultura humanizada em prol da defesa dos direitos constitucionalmente garantidos.

Palavras-chave: Direito. Cinema. Idoso.

Biografia do Autor

Evelinny Alves de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. Extensionista no Projeto Debate, café e cinema do Curso de Direito do Campus Avançado de Natal – CAN/UERN.

Alexandre Venicios Lopes de Miranda, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Graduando em Direito pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. Extensionista no Projeto Debate, café e cinema do Curso de Direito do Campus Avançado de Natal – CAN/UERN.

Aurélia Carla Queiroga da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Professora orientadora, Mestre em Direito pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora da Área Propedêutica e de Direito Civil pela UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Curso de Direito, CAN – Campus Avançado de Natal. 

Downloads

Publicado

2022-03-18