INDISSOCIABILIDADE ENTRE EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA

UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v24.n2.60537

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Cinesiologia, Educação Física

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso que busca descrever e analisar a parceria entre o "Encontro de Lá Pra Cá", uma ação de extensão, e a Cinesiologia, uma disciplina obrigatória do curso de licenciatura em Educação Física da UFRJ, refletindo sobre os desdobramentos desta interlocução no processo de construção de espaços indissociáveis entre ensino, pesquisa e extensão. Foram identificadas três etapas históricas: a implementação do encontro; a aproximação entre extensão e ensino; e o aprofundamento na relação ensino, pesquisa e extensão. Deste modo, o estudo de caso observa uma crescente complexidade das relações tecidas, o não protagonismo da pesquisa sobre o ensino e a extensão e a ocorrência de criação de cenários híbridos no decorrer dos anos de parceria.

Biografia do Autor

Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licencianda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Monitora da disciplina Cinesiologia.

Luis Aureliano Imbiriba, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ). Professor da disciplina Cinesiologia do curso de Licenciatura em Educação Física.

Renato Sarti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ). Coordenador do Projeto de extensão EEFD Baixada.

Downloads

Publicado

2023-05-29