CLUBE DO LIVRO

FORMANDO LEITORES E BIBLIOTECÁRIOS DURANTE A PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v24.n2.70875

Palavras-chave:

Incentivo à leitura, Clube de leitura, Competência leitora

Resumo

O texto aborda o incentivo à leitura por meio do clube do livro com encontros virtuais durante a pandemia de covid-19. O Programa de Educação Tutorial em Biblioteconomia (PET-Biblioteconomia), que desde 2017 desenvolve ações de incentivo à leitura com a realização de clube do livro presencial, em 2020, por conta da pandemia, teve os encontros presenciais substituídos por encontros virtuais. Além do incentivo à leitura, o clube do livro busca auxiliar na formação de bibliotecários como agentes ativos do processo de incentivo à leitura no Brasil. Observa-se que o índice de leitura dos brasileiros, em especial entre os adultos, é muito baixo em relação ao resto do mundo, por isso além do incentivo à leitura em si é preciso formar profissionais aptos a incentivarem a leitura.

Biografia do Autor

Naira Silveira, UNIRIO

Doutora em Ciência da Informação. Professora Associada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tutora do PET-Biblioteconomia da UNIRIO.

Renata Lima da Silva, UNIRIO

Estudante de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista do PET Biblioteconomia entre os anos de 2017 e 2021.

Graziele Gomes Santos, UNIRIO

Estudante de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista do PET Biblioteconomia desde 2019.

Downloads

Publicado

2023-05-29