PRÁTICA EXTENSIONISTA NA PÓS-GRADUAÇÃO

ATIVIDADE SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v23.n1.71171

Palavras-chave:

Educação, Relato de Extensão, Diversidade, Racismo

Resumo

As discussões sobre as relações étnico-raciais mantêm-se permeadas por traços eurocêntricos, heranças culturais e marcas da branquitude, o que acaba por ampliar crenças e mitos que contribuem com a perpetuação do racismo estrutural. Por essa razão, realizamos um trabalho, de caráter extensionista, que teve por objetivo apresentar informações sobre a discussão das relações étnico-raciais, dando enfoque ao racismo. Como atividade de extensão, elaborada em uma disciplina de Pós-Graduação, em nível de Doutorado, realizamos, por meio de uma abordagem metodológica expositiva, a apresentação de conceitos e concepções sobre a temática, amparados/as por autoras/es de referência na área, por meio de livros e artigos científicos, mas também em meios de acesso de outras naturezas, como filmes, séries, documentários e redes sociais. A exposição foi realizada em uma plataforma online, para 12 estudantes de um Programa de Pós-Graduação em Educação, que atuam majoritariamente na esfera educacional, o que pode ampliar a disseminação das informações apresentadas. Como resultados, constatamos somente manifestações assertivas sobre o tema em discussão e estimulamos a ideia de que é premente ampliar este debate em todos os contextos sociais, sobretudo no âmbito educacional.

Biografia do Autor

Carlos Beleti, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação; Professor da Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista; Professora da Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Educação.

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista; Professora da Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2022-09-23