SEM DISTÂNCIA PARA O CUIDADO À CRIANÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v24.n2.71296

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, consulta remota, enfermagem, educação em saúde

Resumo

Objetivou-se descrever a vivência na implementação de um projeto de extensão à distância com familiares de crianças na primeira infância em tempos de pandemia. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido por docente e acadêmicos do curso de Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior na Paraíba, durante o ano de 2020. Foram contemplas 47 famílias de crianças até 6 anos de idade, cadastradas nas unidades de saúde do município sede da instituição. Foram contempladas ações assíncronas com postagens, e síncronas com lives e teleconsultas, utilizando ferramentas como software, plataformas virtuais (Google Meet), e aplicados (Instagram e WhatsApp). Esse formato de extensão possibilitou um feedback positivo das famílias, a interação ultrapassou a distância e permitiu continuidade do cuidado infantil, apesar das dificuldades com acesso à internet e indisponibilidade de tempo. Portanto, percebe-se que poderá ser agregado ao princípio da presencialidade da extensão após a pandemia.  

Biografia do Autor

Layla Caroline Lino da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Acadêmica de Enfermagem

Maria Paula Ramalho Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Acadêmica de Enfermagem

Amélia Raquel Lima de Pontes, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Acadêmica de Enfermagem

Ana Elisa Barboza de Souza, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Enfermeira

Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Doutora em Enfermagem, UFPB. Docente do Curso de Bacharelado em Enfermgem, UFCG. 

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Publicado

2023-05-29