A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE UMA OFICINA SOBRE HORTA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32356/exta.v22.n2.71955

Palavras-chave:

Formação de professores, PET Biologia, Projeto de extensão, Educação Ambiental

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de construção colaborativa de uma oficina sobre horta escolar (HE) voltada para professores e gestores de uma escola municipal de Fortaleza- CE e realizada no contexto de uma pesquisa-ação-participante. Inicialmente, as demandas formativas foram investigadas por meio de entrevistas semiestruturadas e em seguida, foi aplicado um questionário que envolveu funcionários, professores e gestores. Os participantes apontaram a HE como uma necessidade formativa. Assim, uma das estratégias encontradas para auxiliar a instituição escolar foi estabelecer uma parceria do projeto de extensão em Educação Ambiental com o PET Biologia da UFC. Essa ação colaborativa resultou na produção de um guia sobre construção e manutenção de HE e em uma oficina sobre a temática. Ademais, contribuiu positivamente na formação dos professores, que tiraram dúvidas sobre como trabalhar com HE e receberam um guia direcionado a suas demandas e que poderá auxiliar em suas futuras práticas.

Biografia do Autor

Raquel Sales Miranda, Universidade Federal do Ceará

Raquel Sales Miranda, Universidade Federal do Ceará-UFC. Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UFC, mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI), vinculado à UFC e é professora efetiva de Ciências da Prefeitura de Fortaleza- CE e de Biologia na Rede Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Análise de Livros didáticos de Ciências e Biologia, Seleção e uso do Livro Didático, Ensino de Ciências, Saberes Docentes, Formação de Professores e Educação Ambiental.

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Teoria e Prática do Ensino (DTPE). Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (1990), mestra em Educação – PPGE - Universidade Federal do Ceará – UFC (1998); e doutora em Educação – PPGE Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004). Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de biologia, ensino de ciências, educação ambiental, metodologias para o ensino de ciências. Uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI).

Erika Freitas Mota, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Ciências Biológicas e Doutora em Bioquímica pela UFC. Professora do Departamento de Biologia e dos Programas de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade e em Ensino de Ciências e Matemática da UFC. Tutora do PET Biologia UFC.

Francisco Arthur Victor Silva Figueiredo, Universidade Federal do Ceará

Atualmente é Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura (UFC) e bolsista do PET Biologia UFC.

Jasmin do Vale Albuquerque, Universidade Federal do Ceará

É graduanda em Pedagogia (UFC) e bolsista da Pró-Reitoria de Extensão (UFC). Atualmente, participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI), vinculado à UFC.

Downloads

Publicado

2022-03-18

Edição

Seção

Artigo Premiado - Encontros Universitários