OCORRÊNCIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E PULMONARES EM PACIENTES COM ARTRITE REUMATÓIDE

Autores

  • Mirizana Alves-de-Almeida Doutora em Ciências Médica pela Universidade Federal do Ceára - UFC. Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS.
  • Benedito Viana Rodrigues Especialista em Terapia intensiva pela Faculdade Farias Brito – FFB.
  • Amanda Souza Oliveira Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS
  • Raquel Almeida Marques Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS
  • Thais Muratori Holanda Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS
  • Cymara Pessoa Kuehner Mestre em Fisioterapia aplicada em Ortopedia pela Harvard Medical School. Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS.
  • Vilena Figueiredo Xavier Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará – UFC

Palavras-chave:

Artrite reumatóide. Doenças cardiovasculares. Pneumopatias.

Resumo

Introdução: A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória crônica e sistêmica e pode apresentar sintomas extra articulares, atingindo outros órgãos. Objetivo: Constatar a ocorrência de doenças cardiovasculares e pulmonares e verificar a presença de fatores de risco em pacientes com artrite reumatóide. Metodologia: Esta é uma pesquisa de campo, documental e transversal, realizada no Hospital Geral César Cals, com 44 portadores de artrite reumatóide. Resultados: Dos 44 pacientes, 40 (91%) eram do sexo feminino e 4 (9%) do masculino, com faixa etária prevalente de 56 a 65 anos. As doenças cardiovasculares ocorreram em 12 pacientes (27,27%), as quais foram: quatro infarto agudo do miocárdio, quatro miocardiopatia hipertrófica, dois varizes, um vasculite e um estenose aórtica. As doenças pulmonares ocorreram em 5 pacientes, não sendo possível destacar prevalência (asma, tuberculose, alergias respiratórias, bronquite e pneumonia). Ao investigar os fatores de risco para doenças cardiovasculares e pulmonares, constatou-se que a maioria estava relacionada aos hábitos de vida, como: hipertensão arterial 33 (30%), tabagismo 29 (26,36%), sedentarismo 22 (20%), etilismo 17 (15,45%) e diabetes 9 (8,18%). Dos entrevistados, 16 não praticavam atividade física e 9 praticavam, 15 relataram possuir hábitos alimentares saudáveis e 10 relataram não possuir. Conclusão: Foi encontrada tanto a ocorrência de doenças cardiovasculares (que foi maior) como a de doenças pulmonares, enfatizando a importância da detecção e prevenção dos fatores de risco e das alterações cardiovasculares e pulmonares em pacientes com artrite reumatóide, para que se promova assim um tratamento mais completo.

Palavras-chave: Artrite reumatóide. Doenças cardiovasculares. Pneumopatias.

 

Biografia do Autor

Mirizana Alves-de-Almeida, Doutora em Ciências Médica pela Universidade Federal do Ceára - UFC. Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS.

Doutora em Ciências Médica pela Universidade Federal do Ceára - UFC. Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS.

Benedito Viana Rodrigues, Especialista em Terapia intensiva pela Faculdade Farias Brito – FFB.

Especialista em Terapia intensiva pela Faculdade Farias Brito – FFB.

Amanda Souza Oliveira, Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS

Raquel Almeida Marques, Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS

Thais Muratori Holanda, Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS

Cymara Pessoa Kuehner, Mestre em Fisioterapia aplicada em Ortopedia pela Harvard Medical School. Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS.

Mestre em Fisioterapia aplicada em Ortopedia pela Harvard Medical School. Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS.

Vilena Figueiredo Xavier, Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará – UFC

Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará – UFC

Downloads

Publicado

2012-12-19