AVALIAÇÃO DA DOR E LESÕES OCASIONADAS PELO TRABALHO EM CIRURGIÕES-DENTISTAS NA CIDADE DE FORTALEZA/CE

Autores

  • Ingrid Maria Arcanjo de Souza Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC.
  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC.
  • Vasco Pinheiro Diógenes Bastos FDoutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC.
  • Maria do Socorro Quintino Farias Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Docente do curso de Fisioterapia da Estácio do Ceará – Estácio FIC.

Palavras-chave:

Dor. Odontólogos. Transtornos Traumáticos Cumulativos.

Resumo

Introdução: As Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Ósteo-musculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) afetam uma grande parcela de profissionais de diversas áreas, inclusive os profissionais cirurgiões-dentistas, tendo em vista os vários movimentos repetitivos e os vícios posturais adotados durante o atendimento. Objetivo: Verificar as queixas álgicas e sinais indicativos de LER/DORT e sua prevalência relacionada ao trabalho de cirurgiões-dentistas. Metodologia: Estudo transversal, descritivo e quantitativo. Realizou-se a aplicação de um questionário validado titulado Questionário Nórdico de Sintomas Ósteo-musculares, contendo perguntas objetivas com o escopo de analisar variáveis de caracterização sociodemográfica e ocupacional para uma amostra de 20 cirurgiões-dentistas que trabalhavam em um centro odontológico localizado na cidade de Fortaleza/CE, no período de agosto a setembro de 2010. Resultados: Dos dentistas pesquisados 95% (n=19) relataram ter tido distúrbios osteomusculares em pelo menos uma parte do corpo no último ano em decorrência da atividade profissional. As regiões mais prevalentes relatadas pelos profissionais foram coluna cervical com 80% (n=16) e lombar com 70% (n=14). Conclusão: Torna-se evidente a necessidade de um trabalho fisioterapêutico direcionado a prevenção de LER\DORT em cirurgiões-dentistas, com o objetivo de avaliar as queixas álgicas, assim como, a prevalência, frequência, localização e seus fatores predeterminantes, além de melhorar ergonomicamente o ambiente de trabalho e minimizar os problemas músculo-esqueléticos, proporcionando mais qualidade a seu desempenho profissional.

 

Palavras-chave: Dor. Odontólogos. Transtornos Traumáticos Cumulativos.

Biografia do Autor

Ingrid Maria Arcanjo de Souza, Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC.

Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC.

Thiago Brasileiro de Vasconcelos, Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC.

Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC.

Vasco Pinheiro Diógenes Bastos, FDoutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC.

Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio do Ceará – Estácio FIC.

Maria do Socorro Quintino Farias, Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Docente do curso de Fisioterapia da Estácio do Ceará – Estácio FIC.

Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Docente do curso de Fisioterapia da Estácio do Ceará – Estácio FIC.

Downloads

Publicado

2012-12-19