INTERVENÇÃO PARA MODIFICAR CRENÇAS E ATITUDES DOS TERAPEUTAS NA MELHORA CLÍNICA DOS PACIENTES COM LOMBALGIA

Autores

  • Bernardo Barbosa Vilar Especialista em Terapia Manual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.
  • Vinicius Cunha de Oliveira Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Palavras-chave:

Assistência ao Paciente. Conhecimentos, Atitudes e Pratica em Saúde. Dor lombar.

Resumo

Introdução: O efeito das intervenções para modificar crenças e atitudes dos terapeutas em pacientes com dor lombar não especifica ainda é desconhecida. Objetivo: Investigar o efeito das intervenções para modificar as crenças e atitudes dos terapeutas na melhora clínica dos pacientes com dor lombar. Metodologia: Buscas realizadas nas bases de dados: MEDLINE, PsycINFO, PEDro, Cochrane e AMED e estudos clínicos aleatorizados ou quase aleatorizados investigando o efeito de intervenções para modificar crenças e atitudes dos terapeutas na melhora clínica de pacientes com dor lombar foram incluídos. Qualidade dos estudos incluídos foi avaliada pela escala PEDro. Os desfechos clínicos de interesse foram dor e incapacidade. Quando houve homogeneidade suficiente, meta-análise foi realizada, e as estimativas foram reportadas com intervalo de confiança de 95% (IC95%). GRADE sumarizou a força da recomendação para cada desfecho analisado. Resultados: Dois artigos de baixa qualidade (PEDro<5) foram incluídos de um total de 2809 levantados através das estratégias de buscas. Meta-análise revelou very low quality evidence que a intervenção não tem efeito na incapacidade em curto prazo (tamanho de efeito de 1,8 pontos em uma escala de 100 pontos; IC95%: -7,3 a 3,7). Análises reportadas por estudos individuais também demonstraram que essas intervenções não são eficazes na incapacidade a médio prazo (mean difference: -4,2; -13,4 a 5,0) e na dor a curto (0,0; -9,7 a 9,7), e a médio prazo (-9,1; -18,9 a 0,7). Conclusão: As intervenções para modificar as crenças e atitudes dos terapeutas em relação à melhora clínica na dor lombar não são efetivas.

Palavras chave: Assistência ao Paciente. Conhecimentos, Atitudes e Pratica em Saúde. Dor lombar.

Biografia do Autor

Bernardo Barbosa Vilar, Especialista em Terapia Manual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.

Especialista em Terapia Manual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.

Vinicius Cunha de Oliveira, Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Mestrado em Ciências da Reabilitação pelaUniversidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-12-19