CONHECIMENTO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CANINDÉ/CE SOBRE O TRATAMENTO DA ACNE VULGAR

Autores

  • Elaine Cristina Marreiro Abreu Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Aline Barbosa Teixeira Martins Faculdade Nordeste - FANOR Faculdade Metropolitana de Fortaleza - FAMETRO
  • Amanda Karine Alves Uchôa Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Cristina de Santiago Viana Falcão Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Leila Maria Machado Bezerra Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Acne vulgar. Fisioterapia. Conhecimento.

Resumo

Introdução:A acne é uma doença inflamatória crônica, típica dos adolescentes,de elevada frequência, que acomete tanto o sexo feminino quanto o masculino. Objetivo: avaliaro conhecimento de alunos da rede pública do município de Canindé/CE sobre oscuidados na prevenção e tratamento da acne vulgar. Métodos: Tratou-se de um estudoobservacional, transversal, descritivo, com abordagem quantitativa realizado noperíodo de março a junho de 2011 comalunos de idade entre 13-19 anos. Resultados:Participaram do estudo 80 alunos, dos quais 50(62,5%) encontram-se na faixa etária entre 13 e 15 anos, Quanto ao sexo, amaioria eram do sexo feminino 47 (58,75%). Com relação à renda familiar, 50(62,50%) recebiam entre 2 a 4 salários mínimos e 30 (37,50%) abaixo do saláriomínimo. No quesito estado civil, 35 (43,75%) tinham união estável, 30 (37,5%)eram solteiros e 15 (18,75%) casados. O surgimento da acne ocorreu, em suamaioria, 37 (46,25%) na faixa etária entre 13 e 15 anos. Com relação aoscuidados que devem ser tomados com a acne, 68 (85%) não mencionaram cuidadoscom a acne, 7 (8,75%) realizaram limpeza de pele, 3 (3,75%) utilizaramalimentação saudável e 2 (2,5%) não se expuseram aos raios solares. Conclusão: Conclui-se, que a acneacomete grande parcela da população estudada, sendo a adolescência a faixa maisafetada. A maioria dos estudantes não mencionaram conhecimento a cerca doscuidados com o tratamento da acne vulgar.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Marreiro Abreu, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é fisioterapeuta do Hospital São Mateus em Fortaleza - CE.

Aline Barbosa Teixeira Martins, Faculdade Nordeste - FANOR Faculdade Metropolitana de Fortaleza - FAMETRO

Mestre em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional. Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)  em 2008. Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade Nordeste - FANOR e do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Metropolitana de Fortaleza - FAMETRO.  Trabalha no Centro de Estética Danjour como fisioterapeuta dermato-funcional. Possui interesse na área de Fisioterapia Dermato-Funcional, Saúde Coletiva, Saúde da Mulher e Hipertensão Arterial. Atualmente participa do Núcleo de Estudo e Pesquisa na Promoção da Saúde de Pessoas com Hipertensão Arterial (NUESPHA) do Programa do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Amanda Karine Alves Uchôa, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Cristina de Santiago Viana Falcão, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2000). Atualmente é docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Mestre em Saúde Coletiva (UNIFOR). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Dermato-funcional, atuando principalmente no pós-operatório de cirurgias plásticas estéticas e reparadoras.

Leila Maria Machado Bezerra, Universidade de Fortaleza

Possui mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2003); especialização em psicomotricidade e especialização em docência na área de saúde; graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1987). Atualmente é fisioterapeuta do Governo do Estado do Ceará e professora adjunto da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando em fisioterapia traumo-ortopédica e reumatológica, neurológica, terceira idade, distúrbios osteoarticulares e saúde-doença.

Downloads

Publicado

2013-06-30