INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA LESÃO DO PLEXO BRAQUIAL ATRAVÉS DO FES E CINESIOTERAPIA: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Alderi da Silva Cunha Faculdade Santa Maria
  • José Humberto Azevedo de Freitas Junior Faculdade Santa Maria
  • José Evaldo Gonçalves Lopes Junior Universidade Federal do Ceará
  • Alinne Danielle Jácome de Figueiredo Faculdade Santa Maria

Palavras-chave:

Modalidades de Fisioterapia. Terapia por Estimulação Elétrica. Plexo Braquial.

Resumo

A lesãodo Plexo Braquial (PB) é trauma provocado por determinados fatores, como armasde fogos, tração excessiva e acidentes automobilísticos. Essas lesões podem sermuito complexas e de recuperação lenta, seu processo de reabilitação depende dograu da lesão e prognóstico variável. A presente pesquisa teve como objetivoavaliar a intervenção fisioterapêutica na lesão do plexo braquial através daFES e cinesioterapia. Trata-se de um estudo de caso descritivo quantitativo, realizadona Clínica Escola Integrada da Faculdade Santa Maria em Cajazeiras-PB entreout./nov. de 2011. Foi utilizado eletro-estimulação (FES), cinesioterapia ealongamentos na musculatura com 15 sessões, em três dias alternados semanalmentecom exercícios passivos, ativo-assistidos. Com amostra unitária, paciente de 39anos, casado, residente em Cajazeiras-PB. Foram seguidos os princípios aspectoséticos contidos na resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. O pacientefoi esclarecido sobre a mesma, leu e concordou com o termo de ConsentimentoLivre e Esclarecido. Respondeu um questionário de qualidade de vida o SF36. Osresultados serão descritos textualmente a partir do agrupamento de ideias emtabelas, pois as informações foram analisadas através da estatística descritivasimples utilizando o programa Microsoft Office Excel 2003. Os resultadosrevelaram que o paciente apresentou melhora na sensibilidade e motricidade paragrau 3+ após as sessões de fisioterapia. Na avaliação inicial, apresentava commovimentos ausentes. Na inspeção foi observado trofismo muscular do MSE.Concluímos que a melhor abordagem para pacientes com lesão do plexo braquial éo atendimento precoce da fisioterapia. Nesse estudo, pode-se destacar que a fisioterapiacontribuiu para a melhoria da qualidade de vida mesmo de forma discreta,refletindo nas suas atividades de vida diária.

Biografia do Autor

Alderi da Silva Cunha, Faculdade Santa Maria

Bacharel em fisioterapia pela Faculdade Santa Maria.

José Humberto Azevedo de Freitas Junior, Faculdade Santa Maria

Mestre em ciências do desporto pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD), especialista em fisioterapia neurológica pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e graduado em fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é professor do curso de fisioterapia da Faculdade Santa Maria-PB, membro do NDE e recepcionou o MEC na autorização e reconhecimento do mesmo. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase nas disciplinas: anatomia, fisiologia, histologia e embriologia, bioética, semiologia, imaginologia, fisiopatologia do sistema nervoso e fisioterapia

José Evaldo Gonçalves Lopes Junior, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Biotecnologia pela RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia   UFC/UECE, 2010), mestre em Ciências Fisiológicas (UECE, 2005), especialista em Saúde do Idoso (UECE, 2003) e Fisioterapeuta (UNIFOR, 1998).  Possui experiência didática nas disciplinas de Anatomia Humana Sistêmica e Locomotora, Cinesiologia e Biomecânica e Fisioterapia aplicada à Geriatria e Gerontologia. Atua como pesquisador no estudo das doenças traumatológicas, ortopédicas e reumatológicas no processo de envelhecimento, no estudo fitoquímico e no estudo do potencial farmacológico das plantas medicinais.

Alinne Danielle Jácome de Figueiredo, Faculdade Santa Maria

Bacharel em fisioterapia pela Faculdade Santa Maria.

Downloads

Publicado

2013-07-01