METAS E ESTRATÉGIAS FUTURAS

Autores

  • Kátia Virginia Viana-Cardoso Editora-chefe da Revista Fisioterapia e Saúde Funcional
  • Lidiane Oliveira Lima Universidade Federal do Ceará

Resumo

É com grande satisfação que disponibilizamos mais uma edição da revista Fisioterapia & Saúde Funcional (RFSF). Podemos dizer que a cada edição vivenciamos uma misto de grande alegria acompanhada de uma sensação de responsabilidade. A satisfação se deve ao fato de que, se a revista tem conseguido ser pontual em suas edições é sinal de que o periódico tem transmitido credibilidade aos autores que, por sua vez, elegeram a RFSF como o meio de divulgação de seus trabalhos. Um aspecto que reforça essa ideia foi o aumento de quase 50% no número de artigos submetidos nesse primeiro semestre quando comparado ao mesmo período de anos anteriores.

Por outro lado, a crescente visibilidade da revista nos motiva a refletir sobre os rumos que queremos tomar. Somente com objetivos e metas claras poderemos aumentar a confiança dos autores e fazer com que a RFSF se instale permanentemente como um meio respeitado de divulgação científica. É importante ressaltar que esses objetivos devem estar alinhados com um caminho já estabelecido que visa a qualidade e a relevância dos estudos científicos.

Cientes do que queremos alcançar, temos que “arrumar a casa”. E para isso, contamos com a compreensão e a participação de todos os envolvidos desde a equipe editorial até os autores. E as alterações iniciarão pelos novos formulários de avaliação que irão permitir aos revisores ad hoc maior rigor metodológico nos artigos submetidos a fim de garantir a qualidade científica que tanto buscamos. Uma outra questão é sobre a importância dos leitores terem acesso a informações completas e transparentes sobre a metodologia e os resultados dos estudos, ou seja, de obter uma descrição detalhadas dessas informações. Portanto, sugerimos que os autores busquem informações em protocolos que forneçam um conjunto mínimo de recomendações para relatar o desenho, análise e resultados de uma pesquisa. A declaração CONSORT (Consolidated Standards of Reporting Trials)[1] é um protocolo que fornece informações importantes para a escrita e a análise crítica de todos os tipos de ensaios clínicos, principalmente aqueles estudos que envolvem dois grupos aleatorizados. Há outras listas de recomendações para publicação de estudos observacionais [STROBE][2] e de revisões sistemáticas e metanálise [PRISMA][3].

Dessa forma, esperamos que a revista possa alcançar seus objetivos e metas nos próximos anos e com o apoio de todos, ser tornar uma referência no cenário científico nacional.

Biografia do Autor

Kátia Virginia Viana-Cardoso, Editora-chefe da Revista Fisioterapia e Saúde Funcional

Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará

Lidiane Oliveira Lima, Universidade Federal do Ceará

Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-06-27