ESTRATÉGIAS, POSSIBILIDADES E CONQUISTAS DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Gisele Maria Melo Soares Universidade Federal do Ceará
  • Maria Iracema Capistrano Bezerra Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Palavras-chave:

Saúde da Família, Fisioterapia, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Introdução: Uma recente conquista da Fisioterapia foi sua inserção na Atenção Primária à Saúde (APS) desenvolvendo uma prática generalista e promotora de saúde através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Acredita-se que o relato de um caso clínico acompanhado pela Fisioterapia no cenário da Estratégia Saúde da Família pode proporcionar importante discussão sobre o papel e as possibilidades de atuação da categoria nesse campo. Descrição do relato de caso: Uma criança, 9 anos de idade, sofreu atropelamento, fraturou o fêmur e apresentou perda da funcionalidade por dor, edema e discrepância no comprimento dos membros inferiores. Foram realizados 4 atendimentos individuais com a fisioterapeuta no Centro de Saúde da Família. A conduta adotada foi a mobilização articular e orientações sobre exercícios domiciliares, promovendo a autonomia e a independência funcional do paciente. A funcionalidade foi quase totalmente recuperada. Além disso, outras conquistas foram alcançadas: a vinculação com a equipe Saúde da Família e a retomada da dinâmica familiar normal. Discussão: Os resultados descritos apontam para a resolubilidade do acompanhamento fisioterapêutico à família, configurando um novo formato de atuação do fisioterapeuta na APS e fortalecendo o potencial do compartilhamento de responsabilidades entre os profissionais.

Biografia do Autor

Gisele Maria Melo Soares, Universidade Federal do Ceará

Fisioterapeuta, especialista em Saúde Pública, especialista em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, mestranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará e tutora da Fisioterapia na Residência Integrada em Saúde com ênfase em Saúde da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Maria Iracema Capistrano Bezerra, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Fisioterapeuta, Mestre em Saúde Coletiva, preceptora de categoria do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Fortaleza e docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza

Downloads

Publicado

2014-06-27

Edição

Seção

RELATOS OU SÉRIES DE CASOS