AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM INDIVÍDUOS COM ESTRABISMO

Autores

  • Sr. José Carlos de Lima Júnior Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT) Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI) Instituto Camilo Filho (ICF)
  • Sra. Débora Cristina Nunes Carvalho Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT)
  • Sr. Rafael Victor Ferreira do Bonfim Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT)
  • Sr. Vivaldo Xavier Silva Sousa Faculdade do Piauí (FAPI) Associação de Ensino Superior do Piauí (Aespi) Faculdade Aliança - Maurício de Nassau.

Palavras-chave:

Equilíbrio postural. Transtornos da visão. Visão.

Resumo

Introdução: A alteração do equilíbrio em indivíduos com comprometimento visual, a exemplo do estrabismo, tem sido alvo de diversos estudos nas duas últimas décadas, uma vez que a visão desempenha um importante papel na manutenção da postura e do equilíbrio, sendo a fonte de entrada principal de informações para a manutenção do equilíbrio estático. Objetivo: Avaliar o equilíbrio estático em indivíduos estrábicos. Metodologia: Estudo observacional transversal quantitativa, composto de 34 voluntários divididos em dois grupos: Grupo Estudo, 17 indivíduos estrábicos, e Grupo Controle, 17 indivíduos de visão normal. A avaliação do equilíbrio estático foi realizada através da plataforma estabilometria, primeiro com olhos abertos e, em seguida fechados, na posição bípede estática durante 52 segundos em cada momento. Foram estudadas as variáveis: velocidade média de oscilação, deslocamento ântero-posterior (A/P) e látero-lateral, em milímetros por segundos (mm/s), e a superfície elíptica, em milímetro ao quadrado (mm²). Utilizou-se o programa FreeStep® para determinar o centro de gravidade de cada indivíduo possibilitando a captura da oscilação por meio da plataforma durante a manutenção da postura estática. Para análise estatística, utilizaram-se o software Bioestat versão 5.0 e o teste T de Stundent para comparação de médias entre os grupos estudados. O nível de significância fixado foi de p<0,05. Resultados: Verificou-se que a velocidade média de oscilação em mm/s (p=0,0327) e o deslocamento L/L em mm/s (p=0,0014) na condição olhos abertos apresentaram diferença estatística significante entre os grupos, bem como o deslocamento A/P em mm/s (p=0,0244) com olhos fechados. Conclusão: Há alterações significativas na manutenção do equilíbrio estático em indivíduos estrábicos no deslocamento L/L e na velocidade média de oscilação quando com os olhos abertos, no entanto existe uma correlação positiva em relação ao deslocamento A/P na condição olhos fechados quando comparados com os indivíduos com visão normal.

Biografia do Autor

Sr. José Carlos de Lima Júnior, Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT) Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI) Instituto Camilo Filho (ICF)

Fisioterapeuta pela Faculdade Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT). Pós graduando em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI) e Instituto Camilo Filho (ICF).

Sra. Débora Cristina Nunes Carvalho, Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT)

Fisioterapeuta pela Faculdade Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT). Pós graduanda em Traumato-Ortopedia.

Sr. Rafael Victor Ferreira do Bonfim, Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT)

Fisioterapeuta pela Faculdade Integral Diferencial (FACID). Mestre em Bioengenharia pela Universidade do Vale da Paraíba (Univap). Docente do Curso de Fisioterapia da Faculdade Centro Unificado de Teresina (CEUT) e da Faculdade Aliança - Maurício de Nassau.

Sr. Vivaldo Xavier Silva Sousa, Faculdade do Piauí (FAPI) Associação de Ensino Superior do Piauí (Aespi) Faculdade Aliança - Maurício de Nassau.

Fisioterapeuta pela Associação de Ensino Superior do Piauí (AESPI). Mestre em Bioengenharia pela Universidade do Vale da Paraíba (Univap). Docente do Curso de Fisioterapia da Faculdade do Piauí (FAPI), Associação de Ensino Superior do Piauí (Aespi) e Faculdade Aliança - Maurício de Nassau.

Downloads

Publicado

2015-06-26