EFEITO AGUDO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA E DO FLEXIONAMENTO ESTÁTICO NA AGILIDADE DE ATLETAS DE FUTEBOL AMERICANO

Autores

  • Willyan Maiewski Universidade do Contestado - UnC
  • William Cordeiro de Souza Especialista em Fisiologia Do Exercício com Ênfase em Treinamento Esportivo.
  • Marcos Tadeu Grzelczak Mestrado em Desenvolvimento Regional. Professor da Universidade do Contestado - UnC.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.

Palavras-chave:

Flexibilidade, Agilidade, Futebol Americano.

Resumo

Objetivo: verificar o efeito agudo da FNP e do flexionamento estático no grupo muscular extensores do joelho e suas influências na agilidade de atletas de futebol americano. Métodos: A pesquisa intencional foi constituída por (n=24) atletas amadores de futebol americano da equipe Buffalos de Corupá, SC, divididos aleatoriamente em três grupos (G1, G2 e G3). Para caracterização da amostra foi avaliado o peso e a estatura para obtenção de IMC. O %G foi avaliado pelas espessuras das dobras cutâneas. Para que a intensidade do flexionamento e FNP pudesse ser avaliada, foi utilizado o método adimensional da PERFLEX. Na avaliação da flexibilidade foi utilizada a técnica de goniometria. A agilidade foi avaliada pelo teste de Shuttle Run. Os dados foram analisados pela estatística descritiva: média e desvio padrão e para comparação dos dados foi efetuada a análise da variância, através da Anova e do Post Hoc de Tukey. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nas variáveis de idade, peso, estatura, IMC, tríceps e goniometria, apenas nas variáveis do abdômen, suprailiaca e %G foram encontradas diferenças significativas.  Na comparação intra e intergrupos dos resultados pré e pós-testes de agilidade não foram encontradas diferenças significativas nos resultados obtidos. Considerações Finais: A explanação dos resultados do presente estudo confirma que o flexionamento passivo e a FNP não apresentam de forma aguda benefícios na qualidade agilidade.

Biografia do Autor

Willyan Maiewski, Universidade do Contestado - UnC

Universidade do Contestado - UnC.

William Cordeiro de Souza, Especialista em Fisiologia Do Exercício com Ênfase em Treinamento Esportivo.

Especialista em Fisiologia Do Exercício com Ênfase em Treinamento Esportivo.

Marcos Tadeu Grzelczak, Mestrado em Desenvolvimento Regional. Professor da Universidade do Contestado - UnC.

Mestrado em Desenvolvimento Regional. Professor da Universidade do Contestado - UnC.

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.

Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.

Downloads

Publicado

2016-08-04