Avaliação da função pulmonar, força muscular respiratória e qualidade de vida no pré-operatório de cirurgia cardíaca

Autores

  • Ana Irene Carlos de Medeiros Universidade Federal de Pernambuco
  • Araceli da Silva Oliveira
  • Suzana Katia Alves Costa
  • Meireanny Lima Barbosa
  • Georges Willeneuwe de Sousa Oliveira

Palavras-chave:

Procedimentos Cirúrgicos Cardiovasculares. Avaliação. Testes de Função Respiratória. Qualidade de Vida.

Resumo

Introdução: As doenças cardiovasculares representam a primeira causa de morte no Brasil, de forma que ocorreu um aumento no número de cirurgias cardíacas nos últimos anos. A Fisioterapia atua na avaliação e cuidado do paciente nos períodos pré e pós-operatório, traçando o perfil do paciente antes da cirurgia e facilitando os cuidados da equipe posteriormente. Objetivos: Avaliar a função pulmonar, força muscular respiratória e a qualidade de vida de pacientes no pré-operatório de cirurgia cardíaca. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, com indivíduos submetidos à Revascularização Miocárdica ou Cirurgia cardíaca valvar eletiva. A avaliação pré-operatória ocorreu um dia antes da cirurgia, através da Manovacuometria, Espirometria e Questionário de qualidade de vida (Medical Outcomes Study 36-item Short-form Health Survey-SF-36). Resultados: Houve presença de distúrbios respiratórios obstrutivos (27,5%), restritivos (6,8%) e misto (3,4%), com redução dos valores de VEF1 (1,86±0,61l/min), CVF (2,38±0,81l/min) e VEF1/CVF (78,86±14,59%). Foi encontrada força muscular inspiratória normal (PImáx=-93,17±37,13cmH2O), mas fraqueza muscular expiratória (PEmáx=84,79±29,46cmH2O). Não houve alteração da função hemodinâmica antes e após a realização dos testes respiratórios (PAS= 119,3 vs 122,0 mmHg, p=0,389; PAD= 76,6 vs 76,6 mmHg, p=1; FC=59,6 vs 59,5 bpm, p=0,918). Na avaliação da qualidade de vida, os domínios mais afetados foram “limitação por aspectos físicos” (12±19), “aspectos emocionais” (41±46) e “dor” (43±29). Conclusão: Foi observado redução da função pulmonar, da força muscular expiratória e da qualidade de vida. A avaliação pulmonar no pré-operatório se mostrou eficaz e segura, por não interferir na hemodinâmica dos pacientes.

 

Biografia do Autor

Ana Irene Carlos de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco

Fisioterapeuta. Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva - UFC.Mestranda em Fisioterapia na Universidade Federal de Pernambuco.

Araceli da Silva Oliveira

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Potiguar. Mossoró-RN, Brasil. 

Suzana Katia Alves Costa

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Potiguar.Mossoró-RN, Brasil.

Meireanny Lima Barbosa

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Potiguar.Mossoró-RN, Brasil.

Georges Willeneuwe de Sousa Oliveira

³ Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar. Mossoró-RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-01-20