INDICE DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (IVSA): ESTUDO DE CASO DO BAIRRO DE MÃE LUÍZA – NATAL/RN, BRASIL EM ESCALA DE DETALHE

Autores

  • Ana Beatriz Câmara Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Mestre em Geografia
  • Yuri Marques Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Mestre em Geografia.
  • Lutiane Queiroz Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Mestre em Geografia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo a elaboração de indicadores de risco relacionados a desastres socioambientais, sobre concepção teórico-metodológica dos estudos sobre o tema em Geografia. Tem como estudo de caso o bairro Mãe Luiza, em Natal, Estado do Rio Grande do Norte. Escolha que se deu pela ocorrência de desastres socioambientais no bairro. Visa evidenciar como foi transposto o desafio de produção de metodologia para análise do Índice de Vulnerabilidade Socioambiental (IVSA) exequível em escala de detalhe, de maneira mais simplificada possível. Para composição do IVSA, foram produzidos e correlacionados dois índices: o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS); e o Índice de Exposição Físico-natural aos Movimentos de Massa (IEMM), com base em questionário aplicado em malha regular. Foram definidas cinco classes de IVSA para o bairro: Muito baixo; Baixo; Médio; Alto; e Muito Alto. Com a espacialização dos dados, foram encontrados sete núcleos de muito alta vulnerabilidade socioambiental.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Câmara Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Mestre em Geografia

Sou professora de Geografia da Rede pública do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura do Municipio de Natal.

Estou coordenadora de Tutoria da Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido - IFRN.

Participo de projetos de Extensão e Ensino junto com o Departamento de Geografia (DGE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Yuri Marques Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Mestre em Geografia.

Professor Substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Técnico de Geologia da CAERN.

Lutiane Queiroz Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Mestre em Geografia.

Professor Dr. do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ALMEIDA, L. Q. de. Vulnerabilidades Socioambientais de Rios Urbanos: Bacia Hidrográfica do Rio Maranguapinho, Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará. 2010. 278 f. Tese (Doutorado) - Departamento de Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.

CUTTER, S. L. Vulnerability to environmental hazards. Progress in Human Geography, v. 20, n. 4, p. 529-539, 1996.

CASTRO, A. L. C. Glossário de Defesa Civil: Estudo de Risco e Medicina de Desastres. Ministério do Planejamento e Orçamento. Brasília. 1998, 283p.

DNV MANAGE RISCK. Risk - A Word From Ancient Greece: Em Debater E Analisar O Aspecto Do Risco, Você Já Se Perguntou Sobre A Origem Do Termo "Risco"?. Disponível em: <http://www.dnv.com/focus/risk_ management/more_ information/risk_origin/>. Acesso em: 06 Jun. 2015.

GUERRA, A. J. T et. Al.. Criação de um sistema de previsão e alerta de riscos a deslizamentos e enchentes, visando minimizar os impactos socioambientais no bairro Quitandinha, Bacia do Rio Piabanha (Afluente Do Paraíba Do Sul), Município de Petrópolis-RJ. Anais II Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul: Recuperação de Áreas Degradadas, Serviços Ambientais e Sustentabilidade, Taubaté, Brasil, 09-11 dezembro 2009, IPABHi, p. 785-824.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010 - Natal. Rio de Janeiro, 2013.

IPCC. Managing the risks of extreme events and disasters to advance climate change adaptation. a special report of working groups i and ii of the intergovernmental panel on climate change. Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press, Cambridge, UK, New York, NY, USA. Disponível em: <http://ipcc-wg2.gov/SREX/images/uploads/SREX-All_FINAL.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2014. 2012.

OLIVEIRA, F. F. G. de. Caracterização e diagnóstico de impactos ambientais em Natal/RN com apoio de geoprocessamento. Dissertação (Mestrado em Geografia) – UFRN, Natal, 2003.

SILVA, E. L. aplicação de modelo de predição de escorregamentos para gestão de riscos de desastres como subsídio às políticas públicas locais no Município de Vitória/ES. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Brasília. Brasília. 119p. 2011.

VEYRET, Y. Os Riscos: O Homem como agressor e vítima do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2007.

Publicado

2017-01-17

Edição

Seção

Artigos