ANÁLISE DO RISCO DE INUNDAÇÃO A PARTIR DO MAPEAMENTO GEOLÓGICO-GEOTÉCNICO EM UM TRECHO DO RIO CAPIVARI, SILVA JARDIM-RJ

Autores

  • Bruno Rodrigues Oliveira Geólogo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós graduado em geoprocessamento.
  • Gabriela Branquinho Antônio Mestranda na Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O objetivo deste trabalho é desenvolver um mapa geológico-geotécnico preliminar de um trecho do rio Capivari no município de Silva Jardim – RJ para orientar estudos posteriores, auxiliar no planejamento do uso e ocupação do solo e prevenção de problemas de natureza geológico-geotécnica. A ocupação urbana não planejada é um dos principais fatores que contribui para o agravamento de desastres, como por exemplo, área ribeirinha do Rio Capivari ocupada inadequadamente que foi afetada pela enchente de 2016. O presente trabalho foi realizado em três etapas: a fase do inventário com a compilação de dados pré-existentes; a fase da análise com a elaboração de mapas temáticos e visitas de campo; e a fase da síntese com a compartimentação das unidades geológico-geotécnicas, das áreas de risco e representação cartográfica final. Ao final foi elaborado um mapa geológico-geotécnico e o mapa de risco de inundação como subsídio ao planejamento territorial da área de estudo.

Biografia do Autor

Gabriela Branquinho Antônio, Mestranda na Universidade Federal de Alagoas

Geógraga graduada pela Gama Filho e mestranda em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFAL

Referências

BRASIL. Ministerio das Cidades / Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT. (2007). Ministério das Cidades. Mapeamento de áreas de risco em encostas e margem de rios. Celso Santos Carvalho, Eduardo Soares de Macedo e Agostinho Tadashi Ogura, organizadores – Brasília: Ministério das cidades; Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT. 176p.

CPRM- Serviço Geológico do Brasil - Companhia de Pesquisas em Recursos Minerais. Geobank.(2016) Disponível em: http://geobank.cprm.gov.br/.

DINIZ, N.C. (2012). Cartografia geotécnica por classificação de unidades de terreno e avaliação de suscetibilidade e aptidão. Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (RBGEA) – 2 (1/2): 29-77.

DINIZ, N.C. et al. (2012). Cap3 – Cartografia Geotécnica. [online] Disponível na Internet via WWW. URL: Disponível em https://gestaorisco.files.wordpress.com/2012/11/capitulo-3-cartografia-geotecnica.pdf. Acesso em 29 de abril de 2016.

DRM – Departamento de Recurso Minerais. (1974). Projeto carta geológica do estado do Rio de Janeiro. Folha Silva Jardim. SF-23-Z-B-VI-1. Escala 1:50.000.

LUMBRERA et al. (2001). Levantamento pedológico, vulnerabilidade e potencialidade ao uso das terras – Quadrículas de Silva Jardim e Rio das Ostras, Estado do Rio de Janeiro / José Francisco Lumbreras ... [et al.]. Rio de Janeiro: Embrapa Solos. CD - ROM. - (Embrapa Solos. Boletim de Pesquisa; n. 23).

FRANCO, G.B.; MARQUES, E.A.G.; CALIJURI, M.L.; GOMES, R.L. (2010). Cartografia geotécnica: estágio atual do conhecimento. Caminhos de Geografia (UFU), 11: 158-172.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (1974). Silva Jardim. Folha SF-23-Z-B-VI-1. Carta Topográfica. Escala 1:50.000.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Modelo Digital de Elevação 1:25.000 do Projeto RJ-25. Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/modelo_digital_de_elevacao/. Acesso em 29 de abril de 2016.

PLACON. (2014). Plano de contingência de proteção e Defesa Civil. Silva Jardim – RJ. 46p.

PLACON. (2015). Plano de contingência de proteção e Defesa Civil. Silva Jardim – RJ. 76p.

OLIVEIRA, L.M. (2010). Acidentes Geológicos Urbanos. MINEROPAR - Serviço Geológico do Paraná, Curitiba, 78 p.

SANTOS, M.C.S.R. (1990). Manual de fundamentos cartográficos e diretrizes gerais para elaboração de mapas geológicos, geomorfológicos e geotécnicos. Instituto de Pesquisas Tecnológicas, São Paulo, 101p.

TUCCI, C.E.M. Inundações urbanas. (S.D). Disponível em: http://4ccr.pgr.mpf.mp.br/institucional/grupos-de-trabalho/encerrados/residuos/documentos-diversos/outros_documentos_tecnicos/curso-gestao-do-terrimorio-e-manejo-integrado-das-aguas-urbanas/drenagem1.PDF. Acesso em: Abril de 2016. S.d.

TUCCI, C. E. M. (2009). Hidrologia: Ciência e Aplicação. Editora da UFRGS/ABRH: Porto Alegre/RS. 943 p.

ZUQUETTE, L.V. & NILSON G. (2004). Cartografia Geotécnica. Oficina de Textos, São Paulo, 190 p.

Publicado

2017-02-03

Edição

Seção

Artigos