Dados climáticos para a conservação de sítios arqueológicos na área do Parque Nacional Serra da Capivara – PI.

Autores

  • Leandro Surya Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Danilo Magalhães UNIVASF/CARQUEOL

Resumo

Por meio desta pesquisa, buscou-se compreender a influência das variáveis climáticas nos processos de transformações naturais em sítios arqueológicos visando a conservação preventiva. Neste sentindo, quatro sítios com a presença de registros rupestres, em abrigo sob rocha, localizados no Desfiladeiro da Capivara, no Parque Nacional Serra da Capivara-PI (Toca do Pajáu, Toca da Entrada do Pajaú, Toca do Barro e Toca do Paraguaio) foram monitorados por um ano. Foram coletados os dados de temperatura e umidade relativa do ar, e seus valores relacionados com dados provenientes de duas estações meteorológicas (estação São João do Piauí e estação São Raimundo Nonato). Depois de coletados, os dados foram armazenados e processados no software RStudio, nos quais identificou os valores de amplitudes. A partir destes resultados foi identificado três grupos de amplitudes, área de chapada, área limite do cânion e área interior do cânion. Uma das conclusões é que os sítios presentes nas áreas limite do cânion precisam de maiores cuidados nos processos de monitoramento pois sofrem maior efeito das variáveis estudadas.

Referências

BAHN, P. e RENFREW, C. Arqueología: teorías, métodos, y práctica. Madrid: Akal. 1998.

BEASLEY, C. R. Bioestatística usando R, apostila de exemplos para o biólogo. UFPA. Bragança, 2004.

ETCHEVARNE, C. A ocupação humana do Nordeste brasileiro antes da colonização portuguesa. Revista USP, n. 44, p. 112-141, 2000.

GASPAR, M. A arte rupestre no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed, 2003.

LAGE, M. C. S. M.; BORGES, J. F; ROCHA JR, S. Sítios de registro rupestre: monitoramento e conservação. Mneme Revista de humanidade. Dossiê Arqueologias Brasileira. V.6, n.13. Dez2004/jan2005.

LAGE, M. C. S. M, et al. arte rupestre pré-histórica: algumas medidas de conservação. In: CAMPOS, Guadalupe do Nascimento. Preservação do Patrimônio Arqueológico: desafios e estudos de caso. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2017.

PESSIS, A. M. Pré-História da Região do Parque Nacional Serra da Capivara. In: TENÓRIO, M. C.(Org.) Pré-História da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.

PESSIS. A. M. Um mergulho no passado: A renovação de um pacto. In: CLIO ARQUEOLÓGICA N°21. Vol.2; PESSIS, MARTIN, LIMA, GUIDON, GUERIN, FAURE, 195-284, 2006.

PROUS, A. O Brasil antes dos brasileiros: a pré-história de nosso país. Rio de Janeiro: Jorde Zahar Ed. 2006.

Downloads

Publicado

2020-05-25