POTENCIAIS IMPACTOS AMBIENTAIS NO TRANSPORTE DE PETRÓLEO E DERIVADOS NO RIO SOLIMÕES, AM — RESULTADOS PRELIMINARES

Autores

  • Maria do Rosário Carmo
  • José Duarte Alecrim
  • E.F. da S. Cunhta
  • H.G. Pereira

Palavras-chave:

Impacto ambiental, Petróleo, Óleo diesel, Gasolina

Resumo

Os resultados aqui apresentados foram extraídos dos trabalhos de um dos grupos de pesquisa (GEO-AMBIENTE) do projeto “Potenciais Impactos Ambientais no Transporte Fluvial de Gás Natural e Petróleo na Amazônia” – PIATAM, no qual foram realizados experimentos visando obter parâmetros que permitam mitigar eventual impacto ambiental no transporte de petróleo, óleo diesel e gasolina no rio Solimões. Para tanto foram selecionados locais com características típicas do ambiente de várzea existentes na região, no limite das bacias do Amazonas e Solimões no trecho entre o Terminal Solimões em Coari e a Ilha do Baixio, em Iranduba - AM. A granulometria predominante dos sedimentos estudados é areia fina. A penetrabilidade média de petróleo, óleo diesel e gasolina após 12 horas foram 6,1; 20,6 e 23,9 cm respectivamente.

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Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos