EL COMPONENTE LÚDICO EN LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA

Autores

  • Maria Gelciana Silva Abreu UFC
  • Maria Valdênia Falcão do Nascimento

Palavras-chave:

Lúdico; Enseñanza de ELE; Motivación en clases de lengua.

Resumo

Hoje em dia já é sentido comum a importância das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem em geral, assim como a constante busca do professor por ferramentas que possam motivar os alunos e lhes oferecer um processo de aprendizagem prazeroso. O presente trabalho tem o objetivo de descrever nossa experiência durante o estágio obrigatório em uma escola pública de Fortaleza, com foco na utilização de recursos lúdicos como estratégia didática no processo de ensino. O estágio forma parte do Programa Residência Pedagógica do qual participamos durante nossa formação inicial na carreira de professor, no curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. A partir de nossa vivência, desejamos trazer para essa discussão a relação entre as atividades lúdicas e o processo de ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Para isso, assumimos como fundamentação teórica, as contribuições de Krashen (1981), para a aquisição de segunda língua; Dörnyei (2008) que investiga sobre a motivação nas aulas de línguas e as contribuições de Sarlé (2008) sobre a relação entre jogos e aprendizagem escolar. Inicialmente, tratamos da importância da Residência Pedagógica e do estágio supervisionado na formação docente, para depois adentrarmos nos benefícios que o componente lúdico pode agregar ao processo de aprendizagem de uma segunda língua. Por fim, fizemos uma exposição de nossas experiências durante as aulas ministradas com o auxílio de jogos e outras atividades lúdicas.

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Publicado

2022-01-15

Como Citar

Silva Abreu, M. G., & Falcão do Nascimento, M. V. (2022). EL COMPONENTE LÚDICO EN LA ENSEÑANZA DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 9(2), 05–19. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/geppele/article/view/72813