PONTE ENTRE COORDENAÇÃO E ALUNOS: UMA PROPOSTA DE RODAS DE CONVERSA PARA AUXILIAR DISCENTES NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL NOTURNO1 DA UFC

Autores

  • Katia Cilene David da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36517/geppele.11.2023.61-69

Palavras-chave:

Coordenação Letras Espanhol Noturno., Rodas de conversa., Ensino superior.

Resumo

O fenômeno da evasão, um dos grandes problemas enfrentados pela educação pública brasileira, atualmente, pode ser causado, além da questão financeira, por distintos fatores. Um fator pertinente e que influencia no processo de evasão, e muitas vezes até no impedimento de ingresso em uma graduação, é a falta de informação sobre determinado curso. Pensando no problema da desinformação dos alunos sobre muitos aspectos do Curso de Licenciatura em Língua Espanhola e suas Literaturas, da Universidade Federal do Ceará, e tendo o intuito de contribuir com o preparo acadêmico dos estudantes, a coordenação do Curso supracitado realizou uma série de rodas de conversa que visaram um diálogo mais estreito com os discentes da graduação, contando com o suporte das bolsistas do Projeto Movimentando o Espanhol - MOVE do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência – PAIP no ano de 2021. Nestes encontros foram debatidos temas relevantes em torno do meio acadêmico e administrativo, como: 1. Análise do Projeto Pedagógico do Curso; 2. Apresentação da gestão acadêmica do curso; 3. Esclarecimentos sobre as horas complementares e de extensão; 4. Introdução das monitorias em andamento. No total, foram programados seis encontros online, estes distribuídos entres os meses de julho até novembro. Para avaliação das ações foi proposto um questionário, elaborado via Google Forms e enviado por e-mail, para os participantes do evento a fim de coletar e analisar informações sobre suas opiniões
acerca das rodas de conversa. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar o vínculo dos alunos, dando enfoque aos recém-ingressos, com o suporte da coordenação do Curso, além de relatar como foi a recepção dos alunos a respeito das rodas de conversa, assim como destacar os principais pontos a serem considerados em eventos futuros destinados aos discentes. Isto posto, podemos considerar que as Rodas de Conversa com a Coordenação do Curso de Letras Espanhol Noturno, já em sua primeira edição, foram encontros relevantes e necessários para a comunidade discente, e, como um todo, um evento que provavelmente será mantido no cronograma letivo do curso. 

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

da Silva, K. C. D. (2023). PONTE ENTRE COORDENAÇÃO E ALUNOS: UMA PROPOSTA DE RODAS DE CONVERSA PARA AUXILIAR DISCENTES NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL NOTURNO1 DA UFC. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 11(1), 61–69. https://doi.org/10.36517/geppele.11.2023.61-69