EL USO DE NUEVAS TECNOLOGIAS EN CLASES REMOTAS DE ESPAÑOL DURANTE LA PANDEMIA DEL COVID-19: UN INFORME DE PRÁCTICAS

Autores

  • Maria Valdênia Falcão Nascimento Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36517/geppele.11.2023.31-46

Palavras-chave:

Residencia Pedagógica., TDICs., Enseñanza de Español.

Resumo

O ano 2020 foi marcado pela pandemia do Coronavírus e pelos impactos sociais que afetaram de forma intensa a saúde pública e a educação, mudando
assim não só a rotina particular das pessoas, mas também, a conjuntura política e social do mundo. Em março, desse mesmo ano, seguindo as recomendações da OMS, numa tentativa de impedir a rápida propagação do vírus e das suas consequências a níveis globais, o ensino médio brasileiro suspendeu as suas atividades presenciais e adotou atividades remotas devido à necessidade de isolamento social. Nossa sociedade não estava preparada
para tal calamidade, portanto, as mudanças e adaptações necessárias trouxeram grandes incertezas e dificuldades, políticas e educacionais. No presente artigo, apresentaremos o relato da nossa experiência como participantes do Programa de Residência Pedagógica - CAPES / UFC, que foi desenvolvido no período de 2020 a 2022 numa escola de Ensino Médio, da rede estadual de ensino do Estado do Ceará. Apresentaremos nossa reflexão sobre os impactos do ensino remoto nas atividades de ensino. Discutimos o fato de que uma parte considerável dos alunos brasileiros, não têm acesso de qualidade à internet e aos dispositivos tecnológicos necessários para uma aprendizagem eficiente, dificultando e, em alguns casos, até comprometendo o desempenho escolar desses alunos. Além disso, enfatizamos a importância das novas tecnologias durante as aulas que ministramos aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Nosso objetivo foi garantir a aprendizagem dos alunos e minimizar os impactos causados pela pandemia do coronavírus. Como base teórica para as estratégias didáticas, planificação de aulas e as atividades de avaliação que realizamos, assumimos, as abordagens teóricas de Almeida Filho (1998), Fernández (2018), e Sánchez (2016), os quais se dedicam à pesquisa sobre o ensino do espanhol como língua estrangeira e à formação de professores.

Biografia do Autor

Maria Valdênia Falcão Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, dedicando-se principalmente a pesquisas relacionadas à formação de professores de língua estrangeira e aos estudos do discurso.

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Publicado

2023-03-13

Como Citar

Nascimento, M. V. F. (2023). EL USO DE NUEVAS TECNOLOGIAS EN CLASES REMOTAS DE ESPAÑOL DURANTE LA PANDEMIA DEL COVID-19: UN INFORME DE PRÁCTICAS. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 11(1), 31–46. https://doi.org/10.36517/geppele.11.2023.31-46