Qualidade Higienico-sanitária de Carne Bovina Moída

Autores

  • Jhenyfer Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberlândia.
  • Débora Terra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberlândia.
  • Otávio Martins Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu.
  • Elaine dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberlândia.
  • Fernanda Raghiante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberlândia.

Palavras-chave:

Higiene, microbiologia, risco, saúde pública.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade higienicossanitária da carne bovina moída comercializada em supermercados no município de Uberlândia, MG. Foram analisadas 30 amostras de 200 g cada de acém moído adquirido em 30 supermercados distintos no município de Uberlândia, MG. As amostras coletadas foram acondicionadas em caixa isotérmicas contendo gelo e encaminhadas ao Laboratório de Microbiologia de Alimentos do IFTM- Campus Uberlândia, para a realização das análises. Coliformes a 45ºC estavam presentes em 96,6%, e Salmonella spp. em 43,3% das amostras analisadas. E. coli foi detectada em 63,3% das amostras, porém, em contagens dentro do limite permitido pela legislação vigente. Tais resultados ressaltam a necessidade da aplicação das boas práticas de fabricação com programas de higiene e sanitização eficazes nesses estabelecimentos e reforçam a importância da pesquisa de micro-organismos patogênicos em alimentos, em especial em carnes in natura, que em muitos casos são consumidas cruas ou mal-cozidas tornando-se potenciais fontes de riscos à saúde pública.


 

Downloads

Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos