AN EVALUATION OF PUBLIC AQUARIUMS IN SÃO PAULO (BRAZIL) IN LIGHT OF THE “GLOBAL AQUARIUM STRATEGY FOR CONSERVATION AND SUSTAINABILITY”

Autores

  • Priscila Carvalho Holanda Federal University of Ceará (UFC), Brazil
  • Manuel Antônio de Andrade Furtado Neto Department of Fisheries Engineering and the Marine Sciences Institute (LABOMAR), Federal University of Ceará (UFC), Brazil
  • Nájila Rejanne Alencar Julião Cabral Federal Institute of Ceará (IFCE), Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v48i1.5856

Palavras-chave:

aquário, conservação, sustentabilidade, educação ambiental, biodiversidade, WAZA

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar uma amostra de sete aquários públicos brasileiros e determinar até que ponto eles  aderiam às diretrizes da Associação Mundial de Zoos e Aquários – WAZA, em suas atividades de educação ambiental,  pesquisa e conservação da biodiversidade,  in situ e  ex situ . As informações foram coletadas através de um questionário  contendo 34 itens, abrangendo os nove pilares da WAZA. Apesar de todos os aquários realizarem ações em prol da  conservação ambiental, muitos não estavam familiarizados com documentos importantes da WAZA, EAZA e IUCN. Os  aquários públicos brasileiros devem integrar-se aos esforços conservacionistas da comunidade da WAZA, assumir maiores  responsabilidades para a conservação de ecossistemas locais, criar planos de ação e códigos de ética e bem-estar animal  próprios, intensificar os programas de reprodução, arrecadar fundos para a conservação da biodiversidade e desenvolver  políticas de investigação. O estudo sugere como pesquisadores, ativistas e gestores de aquários podem contribuir para  tornar o planeta mais sustentável e seguro para as atuais e futuras gerações, e fornece subsídios para projetos que explorem  o papel dos aquários públicos no contexto da atual crise ambiental do Antropoceno.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Edição

Seção

Artigos originais