CARACTERIZAÇÃO DO MACROZOOBENTOS NAS ÁREAS SOB A INFLUÊNCIA DA CARCINICULTURA NO ENTORNO DO ESTUÁRIO DO RIO CAMURUPIM, PIAUÍ, BRASIL

Autores

  • Karine Fernandes Rolemberg Mestranda em Ciências Marinhas Tropicais, Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará. Bolsista CNPq.
  • Cristina de Almeida Rocha Barreira Professora do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.
  • Cristina Arzabe Bióloga, Pesquisador da Embrapa Meio-Norte UEP/Parnaíba-PI.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v41i1.6074

Palavras-chave:

bentos, macrofauna, estuário, carcinicultura

Resumo

A macrofauna bentônica do estuário do Rio Camurupim (PI) foi analisada trimestralmente, de novembro de 2005 a agosto de 2006. As amostragens foram feitas em  transectos constituídos por três pontos de coleta, sendo um em cada margem e um no leito do rio, com cinco observações para cada ponto. As coletas nas margens do estuário foram realizadas com um coletor de PVC, comdiâmetro de 15 cm, introduzido 10 cm de profundidade. As amostragens do leito do rio foram feitas com uma draga Van Veen. O meio ambiente foi avaliado pela estimação de salinidade, pH, densidade, fósforo, carbonato de cálcio, matéria orgânica e granulometria dosolo. Foram identificados 3.848 organismos perfazendo um total de 83 táxons. Os poliquetas, crustáceos e moluscos destacaram-se em abundância com 47%, 33,5% e 11,4%, respectivamente. Os poliquetas capitelídeos estiveram presentes em todos os meses. O moluscoAnomalocardia brasiliana predominou em quase todos os meses. De todos os organismos identificados, os tanaídaceos dominaram sobre os demais, principalmente em agosto de 2006. Os valores obtidos para ponto de amostragem foram comparados através do testede Kruskal-Wallis. Foram observadas diferenças significativas entre os meses considerando a densidade (P=0,0001), o número de táxons (P=0,0065) e  equitabilidade (P=0,0049), mas não ocorreu diferença significativa entre os pontos de coleta em relação a nenhum descritor biótico observado. A abundância é maior na área de bombeamento, com 72,7% do total de organismos identificados, do que na área de drenagem da fazenda de camarão.
.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Edição

Seção

Artigos originais