UMA PROPOSTA DE MANEJO PARA A PESCA DO POLVO Octopus insularis LEITE & HAIMOVICI, 2008 (MOLLUSCA: CEPHALOPODA) NO ARQUIPÉLAGO DE FERNANDO DE NORONHA, BRASIL

Autores

  • Tatiana Silva Leite Pós-Graduação de Oceanografia Biológica, Fundação Universidade Federal do Rio Grande RS – Brasil. Bolsista Doutorado - CNPq.
  • Manuel Haimovici Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Departamento de Oceanografia. Bolsista de produtividade – CNPq.
  • Jorge Eduardo Lins Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Oceanografia e Limnologia

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v41i1.6079

Palavras-chave:

pesca artesanal, polvo, Octopus vulgaris, manejo, conservação, Arquipélago de Fernando de Noronha

Resumo

O Arquipélago de Fernando de Noronha (AFN) encontra-se numa fase de consolidar uma política pesqueira/ambiental adequada para garantir a conservação dos recursos naturais na Área de Preservação Ambiental (APA), entre as espécies depolvo de águas rasas. Recentemente, foram desenvolvidos estudos sobre a biologia, pesca e importância ecológica do polvo mais abundante nessa região, Octopus insularis Leite & Haimovici, 2008, que podem servir como base para subsidiar o manejo de sua exploração. Estes estudos indicam que a pesca artesanal de pequena escala em seu nível atual é compatível com a conservação deste recurso. Para que o impacto da pesca não venha a aumentar, algumas medidas deveriam ser implementadas, entre as quais: a restrição das licenças de pesca apenas para pescadores nativos ou residentes a mais de 10 anos, a delimitação de 80 mm de comprimento do manto como o tamanho mínimo de captura, a proteção das áreas com menos de 2 m de profundidade, vistoque estas servem como berçários, e a proibição de pesca por meio de armadilhas e do uso de substâncias irritantes. Medidas de manejo considerando estas recomendações vem sendo implementadas pelo IBAMA na regulamentação da pesca de polvo dentro da APA de Fernando de Noronha desde 2005.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Edição

Seção

Artigos originais