HISTÓRICO E DESCRIÇÃO DA PESCA DO POLVO, Octopus cf vulgaris, COM POTES, NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Miguel Sávio de Carvalho Braga Mestre em Engenharia de Pesca e Técnico de Nível Superior do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.
  • Reynaldo Amorim Marinho Mestre em Engenharia de Pesca e Técnico de Nível Superior do Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.
  • Bruno Braulino Batista Aluno do Curso de Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará.
  • Elton Pimentel da Rocha Aluno do Curso de Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v40i2.6105

Palavras-chave:

polvo, Octopus cf vulgaris, pescaria, aparelho-de-pesca, abundância, tamanho individual, tecnolo - gia pesqueira.

Resumo

As pescarias do polvo Octopus cf vulgaris com  utilização de potes no Estado do Ceará tiveram início em 2005, no Município de Itarema, e continuaram em 2006, tendo-se realizado o acompanhamento e  amostragem de quatro de - sembarques, e o embarque de um pesquisador numa das viagens de pesca. Este trabalho teve como objetivo o registro e obtenção de informações desta modalidade de pesca no Ceará, tais como descrição da pescaria, aparelho-de-pesca (pote de polietileno), e das operações de captura, bem como profundidade da área de pesca, captural total, CPUE, comprimento dor - sal do manto e peso total individual, e modo de comercialização do produto. A princípio a atividade da captura de polvosfoi realizada em só uma região, e acredita-se que esta modalidade de pesca tenda a crescer se confirmada sua viabilidade econômica. Esta pescaria não deve ser encarada como uma alternativa à exploração lagosteira, em declínio, mas como aproveitamento de um recurso que até então não tinha exploração  comercial por falta de emprego da tecnologia  pesqueira adequada.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigos originais