OCORRÊNCIA DE Neobenedenia melleni (MONOGENEA: CAPSALIDAE) EM GAROUPA-VERDADEIRA, Epinephelus marginatus (LOWE, 1834), CULTIVADA EM TANQUES-REDE

Autores

  • Eduardo Gomes Sanches Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte, Instituto de Pesca/APTA/SAA, Ubatuba–SP, Brasil.
  • Rogério Tubino Vianna Laboratório de Parasitologia Evolutiva – Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v40i2.6118

Palavras-chave:

Neobenedenia melleni, garoupa-verdadeira, Epinephelus marginatus, cultivo, parasitismo.

Resumo

O diagnóstico precoce de patologias em aqüicultura constitui-se em uma necessidade vital para o sucesso dos cultivos. Os monogenoides capsalídeos são considerados parasitas oportunistas e se constituem em uma das principais barreiras para a expansão de cultivos de peixes marinhos. Surtos de infestação deBenedenia ou Neobenedenia sp. podem ocasionar mortalidades massivas gerando enormes prejuízos nos cultivos. Após sessenta dias de cultivo,   exemplares de garoupa-verdadeira Epinephelus marginatus (Lowe, 1834), com peso médio de 473,9 ± 109,5 g, cultivadas em um tanque-rede de 8,0 m3 , em Ubatuba/SP, apresentaram recusa da alimentação e sintomas como o escurecimento do corpo, natação errática, opacidade dos olhos, exoftalmia e hemorragias em diversas áreas do corpo. Após análises dos exemplares foi identificada a ocorrência de Neobenedenia melleni em todas as garoupas deste tanque-rede. Após cinco dias da detecção dos sintomas este quadro clínico se agravou, resultando, nos peixes afetados, em lesões no globo ocular, cegueira e infecções bacterianas extensas, seguidas de mortalidade de 80% dos exemplares.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Notas Científicas