BARCO-ESCOLA: TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E CAPACITAÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS PARA A CAPTURA DE PEIXES DURANTE O DEFESO DA LAGOSTA NO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Manuel Antonio de Andrade Furtado Neto 1 Professor Dr. Adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca e do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR/UFC)
  • Reynaldo Amorim Marinho Doutorando em Engenharia de Pesca, Departamento de Engenharia de Pesca, UFC. Mestre em Engenharia de Pesca, e Pesquisador do LABOMAR, UFC.
  • Raimundo Nonato de Lima Conceição Professor Dr. Adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca e do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR/UFC)
  • Rodrigo de Salles Doutorando em Engenharia de Pesca, Departamento de Engenharia de Pesca, UFC
  • Miguel Sávio de Carvalho Braga Mestre em Engenharia de Pesca, e Pesquisador do LABOMAR, UFC.
  • Raimundo Hélio Leite Filho Mestrando em Engenharia de Pesca, Departamento de Engenharia de Pesca, UFC.
  • Rommel Darlan Feitosa Engenheiro de Pesca e Mestre em Meio Ambiente, UFC.
  • Thiago Holanda Basílio Graduando em Engenharia de Pesca, Departamento de Engenharia de Pesca, UFC.
  • Francisco Carlos Pereira Nascimento Graduando em Engenharia de Pesca, Departamento de Engenharia de Pesca, UFC.
  • Frederico Moreira Osório Graduando em Engenharia de Pesca, Departamento de Engenharia de Pesca, UFC.
  • Antonio Adauto Fonteles Filho Professor Dr. Aposentado da UFC e Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR).
  • Luis Parente Maia 8 Professor Dr. Associado da UFC e Diretor do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR)

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v40i2.6119

Palavras-chave:

barco-escola, pesca artesanal, transferência de tecnologia, capacitação profissional, Estado do Ceará.

Resumo

As principais pescarias mundiais estão em declínio devido à pressão exercida sobre os estoques pesqueiros, ocasionado problemas biológicos e sócio-econômicos de difícil solução. A pesca de lagosta está em colapso, enfrentando a maior crise de sua história. O Projeto Barco-Escola teve como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e da sustentabilidade do setor pesqueiro no Estado do Ceará, através da transferência de tecnologia e capacitação de pescadores artesanais para a pesca de peixes durante o defeso da lagosta no Nordeste. A partir da utilização de barcos-escola dos municípios de Itarema e Beberibe, e do B.Pq. “Prof. Martins Filho” (LABOMAR/ UFC), foi realizada a capacitação de 30 pescadores artesanais como instrutores/replicadores responsáveis pela disseminação da tecnologia da pesca de peixes com espinhel de fundo, em suas comunidades litorâneas de origem. Durante o processo de capacitação, foram feitas quatro pescarias experimentais utilizando espinhel de monofilamento, e realizadas adaptações em cada um dos barcos-escola utilizados para a pesca oceânicacom esse tipo de aparelho. Durante as pescarias foram capturados aproximadamente 1.200 kg de peixe. Como recomendação, a capacitação de pescadores artesanais como instrutores/replicadores para a pesca oceânica deve ser incentivada pelos órgãos governamentais devido ao altoimpacto do presente trabalho junto às comunidades.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigos originais