SOME ASPECTS OF THE POPULATION BIOLOGY OF SEA HARE Aplysia dactylomela RANG, 1828 IN TWO BEACHES FROM CEARÁ STATE, BRAZIL

Autores

  • Luis Ernesto Arruda Bezerra Doutorando do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco, Av da Arquitetura, S/N, Cidade Universitária, Recife, PE
  • Ana Fontenele Urano Carvalho Professor-Adjunto do Departamento de Biologia, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza, CE 60455-760.
  • Helena Matthews Cascon Professor-Adjunto do Departamento de Biologia, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza, CE 60455-760.
  • Vânia Maria Maciel Melo Professor-Adjunto do Departamento de Biologia, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza, CE 60455-760.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6369

Palavras-chave:

lesma-do-mar, Aplysia dactylomela, biologia populacional, macroalgas.

Resumo

Este trabalho descreve alguns aspectos da biologia populacional da lesma-do-mar Aplysia dactylomela em duas praias do Estado do Ceará, Brasil. Os resultados referem-se aos registros do número de espécimes, dimensões dos animais, comportamento reprodutivo e desova, ao longo de um ano, durante a maré baixa. Os hábitos alimentares foram determinados a partir da observação das espécies de algas consumidas em campo bem como através da análise do conteúdo intestinal em laboratório. Os resultados mostraram que a densidade populacional da A. dactylomela em águas tropicais é mais baixa do que em regiões temperadas ou subtropicais. Isso poderia ser explicado pela intensa radiação solar a que esses animais são expostos nas regiões tropicais, já que todos os outros fatores ambientais eram apropriados para a lesma. A despeito da baixa densidade, A. dactylomela foi encontrada em todos os meses do ano, com picos de recrutamento nos meses de fevereiro e março, para as praias de Pacheco e Flexeiras, respectivamente. A densidade populacional bem como o comprimento dos animais diferiu nas duas praias analisadas, podendo-se atribuir essas diferenças à abundância e qualidade nutricionais das macroalgas consumidas pela lesma, ao grau de proteção à radiação solar e à poluição.

Downloads

Publicado

2017-02-06

Edição

Seção

Artigos originais