RELAÇÕES FILOGENÉTICAS EM RAIAS (Dasyatis, ELASMOBRANCHII) DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Letícia de Almeida Leão Vaz 1 Mestre em Engenharia de Pesca, Graduado pelo Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará.
  • Carlos Riedel Porto Carreiro Mestre em Engenharia de Pesca, Graduado pelo Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará.
  • Luiz Ricardo Goulart Filho Professor do Instituto de Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais.
  • Manuel Antonio A. Furtado Neto Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, e Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar. Avenida da Abolição 3207, Fortaleza, CE 60165-081

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6374

Palavras-chave:

filogenia, elasmobrânquios, raias, Dasyatis, Ceará, Brasil

Resumo

As raias do gênero Dasyatissão encontradas nos mares tropicais e se incluem entre os recursos pesqueiros mais capturados entre os elasmobrânquios. O presente trabalho teve como objetivo identificar as relações filogenéticas entre quatro espécies de Dasyatis (D. americana, D. guttata, D. centroura e D. marianae), capturadas pela pesca artesanal marinha no Estado do Ceará. Foram coletadas amostras de tecido dessas quatro espécies e da raia Rhinobatos percellens, para ser usada como grupo externo na análise filogenética. A distância genética foi determinada por marcadores PCR-RAPD, e utilizada na identificação de parentesco entre as espécies. Uma árvore de máxima parcimônia foi gerada, na qual foram verificados três grupos monofiléticos. Foram estabelecidas as relações filogenéticas, sendo D. guttata aquela que possui o genótipo mais distante em relação às outras três espécies. A menor distância observada foi entre D. americana e D. centroura, e D. marianae está mais relacionada com o grupo destas duas espécies. Tendo em vista a importância dos elasmobrânquios nos contextos ecológico e sócio-econômico, o conhecimento produzido neste estudo filogenético é uma contribuição relevante para subsidiar pesquisadores na busca da sustentabilidade da exploração desses recursos.

Downloads

Publicado

2017-02-06

Edição

Seção

Artigos originais