BIOLOGICAL ACTIVITY OF AQUEOUS AND ORGANIC EXTRACTS OF SEAWEEDS FROM CEARÁ STATE, BRAZIL

Autores

  • Márcia Rocha Torres Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Alessandra de Paula Alves Sousa Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Eduardo Augusto Torres da Silva Filho Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Cláudia Pessoa Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Maria Elisabete Amaral de Moraes Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Manoel Odorico de Moraes Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Letícia Veras Costa Lotufo Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v38i1-2.6393

Palavras-chave:

algas marinhas, citotoxicidade, hemólise, ovos de ouriço-do-mar, células tumorais.

Resumo

O presente estudo avaliou a atividade biológica de 12 macroalgas marinhas da costa do estado do Ceará, Brasil. Das espécies coletadas foram obtidos 48 extratos (extratos aquosos, diclorometânicos, acetônicos e metanólicos) de cada espécie. A atividade dos extratos foi avaliada quanto à letalidade em náuplios de artêmia, ao potencial hemolítico, à inibição do desenvolvimento de embriões de ouriço-do-mar e ao efeito antiproliferativo sobre células tumorais através do método do MTT. Este estudo revelou que 9 das 12 espécies testadas apresentaram alguma atividade nos ensaios aplicados, sendo que Botryocladia occidentalis foi a mais potente. O extrato acetônico obtido de B. occidentalis inibiu o crescimento de quatro das cinco linhagens de células tumorais usadas com uma CI50 variando de 5,0 a 24,5 μg/mL, demonstrou atividade antimitótica em ovos de ouriço em concentrações até 100 μg/mL, não apresentou atividade hemolítica, mas mostrou uma moderada toxicidade para Artemia salina. Estudos futuros são necessários para caracterização química dos princípios ativos, além de avaliações biológicas mais extensas.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos originais