TINTINNINA (PROTOZOA:CILIOPHORA:OLIGOTRICHIDA) FOUND IN MARINE COASTAL WATERS OF NORTHEAST BRAZIL

Autores

  • Roberto Sassi Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Sistemática e Ecologia e Núcleo de Estudos e Pesquisas de Recursos do Mar. CCEN. João Pessoa, 58049-900, Paraíba. Brasil.
  • Maria Ferreira de Lima Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Sistemática e Ecologia e Núcleo de Estudos e Pesquisas de Recursos do Mar. CCEN. João Pessoa, 58049-900, Paraíba. Brasil.
  • Tereza Cristina de Oliveira Galvão Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas. Universidade Federal da Paraíba. CCEN. João Pessoa, 58049-900, Paraíba. Brasil.
  • Cristiane Francisca Costa Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas. Universidade Federal da Paraíba. CCEN. João Pessoa, 58049-900, Paraíba. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v37i1-2.6427

Palavras-chave:

microzooplâncton, Tintinnina, Ciliados, àguas neríticas, Nordeste do Brasil

Resumo

No presente trabalho foram estudadas espécies de Tintinnina encontradas em amostras de plâncton coletadas em águas costeira do Nordeste do Brasil entre as cidades de Cabedelo (PB) e Natal (RN). Um total de 15 espécies, distribuídas em 6 famílias e 10 gêneros foram encontradas na região. As espécies foram descritas e desenhadas com câmara clara e medidas usando ocular micrométrica. Duas espécies (Craterella aperta e Tintinnopsis prowazeki) representaram o primeiro registro para o Nordeste brasileiro. Muitas das espécies foram raras e ocorreram esporadicamente no material estudado. As espécies mais abundantes e frequentes foram Leprotintinnus nordqvisti e Tintinnopsis brasiliensis; a primeira predominou quantitativamente, apresentando proliferação intensa em algumas estações. Espécies com lóricas do tipo aglutinante foram as mais frequentes nas regiões.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Edição

Seção

Artigos originais