Sobre o Portal

O Portal de Periódicos da UFC é uma iniciativa conjunta do Departamento de Ciências da Informação (DCINF) e da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação.

O Portal reúne e facilita o acesso às edições atuais e anteriores dos Periódicos científicos digitais de responsabilidade de Pesquisadores da Instituição. O Portal tem como missão, além de ser porto para a disseminação da produção científica da UFC, oferecer apoio aos Editores dos Periódicos da UFC, provendo infraestrutura, treinamento e facilidades de software.

O Portal mantém um calendário permanente de treinamento na plataforma Open Journal System (OJS), utilizada no Portal. Provê também auxílio na elaboração das edições dos Periódicos, e apoia as iniciativas de criação de novos Periódicos. Para os Editores serão disponibilizados dados estatísticos sobre o acesso ao Portal, e individualmente a cada revista hospedada, indicando dados quantitativos sobre o volume de acesso; regiões de acesso e tempo médio de permanência no Periódico.


Todos os textos publicados no Portal são disponibilizados livremente a qualquer interessado.


O Portal é presidido pelo Prof. Osvaldo de Souza do DCINF e apoiado pelo demais membros do Comitê Executivo do Portal integrado por Prof. Antônio Gomes de Souza Filho (Pró-Reitoria de Pesquisa), Prof. José Ramos Gonçalves (STI), Prof. Cláudio Albuquerque Marques (Pró-Reitoria de Graduação), Profa. Márcia Maria Tavares Machado de Aquino (Pró-Reitoria de Extensão) e Francisco Jonatan Soares (Biblioteca Universitária).


Contatos:
osvaldo@ufc.br




Instruções para a criação de novas revistas


A criação de novas revistas deve obedecer aos seguintes passos:

1) Ata de aprovação da revista - A Revista deve ser um projeto institucional da UFC, portanto, deve ter como editor responsável um docente ou técnico administrativo, e deve ser aprovada pelo Colegiado ou Departamento ou Centro onde se origina a ação de criação da revista. Revistas hospedadas no Portal serão obrigatoriamente de acesso livre;
2) Corpo Editorial - Deve ter corpo editorial definido, não endógeno. Devem ser indicados, no mínimo, os responsáveis na revista pelos papéis:
a. Editor ou Editores;
b. Comissão Científica e ou Conselho Consultivo.
3) Cadastro no Portal - Cada uma das pessoas indicadas para os respectivos papéis na revista deverão possuir cadastro no Portal (em qualquer uma das revistas do Portal).
4) Documento de Registro- Deverá ser elaborado um documento eletrônico de registro contendo:
a. Título da Revista (não incluir a palavra “revista” no título);
b. Texto descrevendo as políticas editoriais;
i. Informações de contato para os leitores e público em geral;
ii. Foco e escopo;
iii. Políticas de Seção;
iv. Processo de Avaliação na revista;
v. Periodicidade;
vi. Política de Arquivamento;
vii. Indexadores e Diretórios pretendidos.
viii. Diretrizes para Autores;
ix. Declaração de Ética e Política Contra Plágio e Mas-Condutas em Pesquisa;
x. Instruções para a preparação de manuscritos (tamanho, tipo de fonte, tamanho da fonte, etc);
xi. Idiomas aceitos;
xii. Tipos de Manuscritos aceitos, com texto explicativo sobre os textos;
xiii. Condições de submissão e aceitação de manuscritos;
xiv. Política e Declaração de Direitos Autorais;
xv. Política de Privacidade.
xvi. Tabela contendo dados dos envolvidos na revista:
1. Nome Completo;
2. Email;
3. Nome de usuário cadastrado no Portal;
4. Papel a desempenhar dentre as opções: Editor-Gerente / Editores / Editores de Seção/ Avaliadores.
5) Imagem de Capa - Deverá ser elaborado e disponibilizado uma imagem (capa) representativa da revista para ser exibida na página inicial do Portal;
6) Cronograma Inicial - Cronograma relativo das fases e prazos para a publicação das DUAS primeiras Edições.
Todos os documentos deverão ser enviados em formato digital para periódicos@ufc.br , indicando no assunto “Criação de Revista”.

Sobre este sistema de publicação